minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista últimas

    Ilustração: Carvall

rádio piauí

Foro de Teresina #195: Montado na caquistocracia

O podcast de política da piauí discute os principais assuntos da semana

| 08 abr 2022_07h48
A+ A- A

Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky analisam o fortalecimento de Bolsonaro depois do troca-troca partidário que garantiu ao seu partido, o PL, a maior bancada na Câmara. Também comentam a relação do governo com lobistas a partir da desistência de Adriano Pires da presidência da Petrobras, e o envolvimento do presidente com milicianos, após mais uma associação entre Bolsonaro e o ex-PM e assassino de aluguel Adriano da Nóbrega. O trio fala ainda do movimento de Lula em direção ao mercado financeiro e das últimas declarações polêmicas do ex-presidente.

Bloco 1: A janela partidária a favor de Bolsonaro

Terminada a janela partidária, período em que deputados podem mudar de legenda, o PL de Jair Bolsonaro conseguiu a maior bancada na Câmara desde 2014, com 78 representantes. O resultado do troca-troca pode aumentar a popularidade do presidente, que já vem crescendo nas pesquisas de intenção. 

Bloco 2: Entre lobistas e milicianos

Adriano Pires desistiu de ocupar a presidência da Petrobras. A deserção foi atribuída ao conflito de interesses, já que Pires presta consultoria a empresários do setor de gás. E uma outra história, envolvendo outro Adriano – Adriano da Nóbrega –, ex-PM e matador de aluguel, reforçou a teoria de que há uma forte ligação do chefe do Planalto com milicianos.

Bloco 3: Lula morde, Gleisi assopra

Numa tentativa de estreitar relações com o setor privado e fortalecer a candidatura de Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, esteve em um jantar com cerca de trinta empresários, entre eles ex-bolsonaristas. No mesmo dia, Lula declarou que os empresários paulistas odeiam tanto Getúlio Vargas porque “ele tirou o trabalhador de um sistema de semiescravidão”. No bingo de falas polêmicas para uma só semana, Lula causou alvoroço ao dizer que trabalhadores e movimentos sindicais deveriam bater na porta de deputados e ainda defendeu publicamente a legalização do aborto.

> Links citados neste episódio:

A reportagem de Marta Salomon para o site da piauí que mostra como o lobby do carvão arrancou incentivo de Bolsonaro para fonte de energia mais poluente que ameaça compromissos do Brasil com a ONU;

A matéria da Folha de S.Paulo revelando menção ao Palácio do Planalto em escutas sobre o ex-PM Adriano Nóbrega, ligado aos Bolsonaro;

A investigação do Estadão contando os bastidores do gabinete paralelo de pastores que intermediavam a liberação de recursos federais para a Educação.

*

O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.

>Ficha técnica:

Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky 

Coordenação geral: Paula Scarpin

Direção: Mari Faria

Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado

Produção: Thallys Braga

Apoio de produção: Claudia Holanda 

Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace

Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno

Identidade visual: João Brizzi

Ilustração: Fernando Carvall

Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria

Distribuição: Thallys Braga

Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos

Checagem: João Felipe Carvalho

Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí