Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Ana Clara Costa analisam as recentes declarações de Bolsonaro em eventos para empresários e apoiadores, e comentam a queixa-crime do presidente contra o ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade. O trio também comenta a articulação de lobistas para reavivar o quinquênio, que daria aumentos regulares a juízes e servidores. O programa ainda trata da aliança de Lula com o PSD em Minas Gerais e das disputas no PSDB em torno da candidatura de Doria.
Acesse mubi.com/foro e assista ao melhor cinema por 30 dias grátis!
Grave e mande sua pergunta em vídeo para o Foro Ao Vivo aqui.
Bloco 1: Golpismo escancarado
Em diferentes eventos nos últimos dias, Bolsonaro discursou para empresários, apoiadores e policiais militares, e em todas as oportunidades pôs em dúvida as eleições e a credibilidade do Judiciário. Reiterou que “pegaria em armas”. Também esta semana, o presidente apresentou queixa-crime no STF contra o ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade. O ministro Dias Toffoli negou o pedido e Bolsonaro recorreu à PGR para seguir com a denúncia.
Bloco 2: Sequestro do orçamento
Lobistas ligados a grupos do Judiciário articulam a volta do quinquênio para a pauta do Senado. O quinquênio é um projeto de aumento salarial de 5% a cada cinco anos de carreira para juízes e servidores públicos do setor. Enquanto isso, parlamentares seguem trabalhando para consolidar o orçamento secreto.
Bloco 3: Os casamentos de Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT, e a socióloga Rosângela Silva, Janja, se casaram na noite de quarta-feira (18). A festa atraiu políticos, famosos e grande repercussão nas redes. Esta semana, o petista também firmou aliança com o PSD de Kassab em Minas Gerais –segundo maior colégio eleitoral do país, onde terá apoio do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil. No PSDB, Doria continua tentando ser o candidato único do partido, mas os tucanos podem se aliar ao MDB e ao Cidadania para apoiar a candidatura de Simone Tebet.
> Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem da Folha de S.Paulo que questiona partidos, presidentes de poderes e organizações da sociedade civil sobre a possibilidade de golpe no Brasil;
A Proposta da Emenda à Constituição que recria o quinquênio para juizes;
A seção =igualdades do site da piauí que mostra a evolução da produção de petróleo no Brasil e o aumento galopante do preço da gasolina.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Ana Clara Costa
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br