minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista últimas

rádio piauí

Foro de Teresina #242: Lula, os generais e as preposições

O podcast de política da piauí discute os principais assuntos da semana

| 03 mar 2023_10h48
A+ A- A

Depois de muito postergar, o ministro Alexandre de Moraes decidiu que os militares envolvidos nos atos golpistas não serão julgados pela Justiça Militar e, sim, pelo STF. O Foro de Teresina analisa o que essa decisão muda nas investigações e na relação entre governo e Forças Armadas. O programa fala também da volta dos impostos federais no preço da gasolina e do etanol – uma vitória política de Fernando Haddad sobre parte do PT que não queria o aumento dos combustíveis. Por fim, o trio de apresentadores comenta o aumento da violência contra a mulher no Brasil apontado por pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Datafolha.



Bloco 1: Militares sub judice
O ministro Alexandre de Moraes determinou que os militares envolvidos nos atos de 8 de janeiro sejam julgados pelo Supremo Tribunal Federal e não pelos seus pares da Justiça Militar. A decisão recebeu apoio até mesmo do futuro presidente do Supremo Tribunal Militar, Francisco Joseli Parente Camelo, que elogiou a medida e disse que a decisão de Moraes está ‘bem fundamentada’.

Bloco 2: A disputa da gasolina
Na última semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteve no centro de uma queda de braço pública com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, por causa da volta da cobrança de tributos federais sobre combustíveis. O aumento foi em média de 47 centavos para a gasolina e 2 centavos para o etanol. Como a Petrobras também anunciou uma redução no preço da gasolina na refinaria, o aumento do combustível na prática será menor. 

Bloco 3: Violência contra mulher
Uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Datafolha mostra que todas as formas de violência contra a mulher cresceram em 2022. Segundo a pesquisa, 33,4% das mulheres brasileiras com 16 anos ou mais experimentaram violência física ou sexual provocada por parceiro íntimo ao longo da vida. Agressões físicas, ofensas sexuais e abusos psicológicos estão entre as práticas de violência que aumentaram. 

> Conteúdos citados neste episódio:

A reportagem de Carla Araújo para o Uol com a decisão do Exército de acabar com mensagem de aniversário do golpe militar;

A pesquisa “Visível e Invisível – A Vitimização de Mulheres no Brasil” do Fórum de Segurança Pública e Instituto Datafolha;

A seção =igualdades do site da piauí que mostra o tamanho da perda de espécies animais no planeta.

*

O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.

>Ficha técnica:

Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Mari Faria
Edição: Natália SIlva e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Bárbara Rubira
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: FêCris Vasconcellos e Bia Ribeiro
Checagem: João Felipe Carvalho

Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí