rádio piauí

Foro de Teresina #28: A crise da democracia, lobistas no governo, e o Twitter como Diário Oficial

O podcast de política da piauí analisa os fatos da semana na política nacional

22nov2018_16h40
Sem confiança nos partidos, no Congresso e nas pessoas, o Brasil tem a menor satisfação com a democracia em todo o continente
Sem confiança nos partidos, no Congresso e nas pessoas, o Brasil tem a menor satisfação com a democracia em todo o continente ILUSTRAÇÃO: PAULA CARDOSO

Nesta semana, o Foro de Teresina discute a insatisfação recorde com a democracia no Brasil, segundo um relatório do instituto Latinobarómetro; a influência dos lobbies empresariais nas novas indicações do governo Bolsonaro; e a estratégia do presidente eleito de governar pelas redes sociais.

Bloco 1: A democracia no divã
A nova pesquisa anual do Latinobarómetro mostra que apenas 9% dos brasileiros estão satisfeitos com a democracia – o índice mais baixo da América Latina. Enquanto isso, a opção por um regime autoritário cresce de forma preocupante no país.

Bloco 2: Os lobbies no governo
Sob a tutela de Paulo Guedes, o governo Bolsonaro privilegia nomes do mercado financeiro na composição da equipe econômica, e sinaliza que vai priorizar negociações com grupos empresariais em detrimento de partidos.

Bloco 3: O presidente e o Twitter
Ao eleger as redes sociais como plataforma oficial de comunicação do governo, Bolsonaro tenta repetir sua estratégia bem-sucedida de campanha – mas, ao que tudo indica, terá dificuldade para conter rixas entre aliados.



O Foro de Teresina terá uma edição especial, ao vivo e com plateia, durante o Festival piauí GloboNews de Jornalismo 2018, que será realizado em São Paulo nos dias 1 e 2 de dezembro. O programa é exclusivo para quem for ao evento. Os ingressos já estão à venda. Clique aqui para saber mais.

 

>Links citados neste episódio:

O site oficial da ONG Latinobarómetro, onde constam os dados de 2018 sobre a América Latina e o artigo escrito pela diretora do instituto, Marta Lagos. E uma reportagem da Folha de S.Paulo sobre o assunto.

O número total de homicídios no Brasil em 2017, segundo dados compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública: ao todo, foram 63 880 mortes violentas no país, um recorde histórico.

Os dados do IBGE sobre o desemprego no Brasil no terceiro trimestre de 2018, quando foram registrados 12,5 milhões de desempregados.

O artigo escrito pelo futuro presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para a Folha de S.Paulo em junho de 2018. No texto, publicado logo após a greve dos caminhoneiros, o executivo defende a privatização da estatal.

A entrevista à Folha em que Castello Branco disse “não ter mandato” para privatizar a Petrobras.

O caso da investigação do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que foi preso pela Polícia Federal sem provas em setembro de 2017 e cometeu suicídio poucos dias depois. A investigação foi iniciada pela delegada Erika Mialik Marena, que nesta semana foi indicada para fazer parte da equipe do futuro ministro da Justiça Sérgio Moro.

A análise feita pela Folha de S.Paulo sobre os ataques de Bolsonaro à imprensa: na reta final da campanha, em outubro, o então candidato à Presidência chegou a fazer dez ataques por semana a veículos jornalísticos.

O tweet por meio do qual Bolsonaro desautorizou informações passadas por sua equipe à imprensa e disse que centralizaria os anúncios do governo no Twitter.

A reportagem de Consuelo Dieguez sobre a rixa entre apoiadores do senador eleito por São Paulo Major Olímpio, após o político ter publicado em suas redes uma foto ao lado do governador eleito João Doria. A matéria foi publicada em 15 de novembro no site da piauí.

A reportagem da Folha de S.Paulo em que Major Olímpio atribui as críticas que recebeu a “babacas leões de internet”.

A reportagem “Rede de intrigas agrotóxicas”, em que Consuelo Dieguez narra a disputa virtual entre aliados de Bolsonaro pela indicação do futuro ministro da Agricultura.

*

>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Consuelo Dieguez
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez, Luigi Mazza e Mari Faria
Edição: Danny Dee
Finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes e Luigi Mazza
Gravado no estúdio Rastropop
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br

mais rádio piauí

Últimas Mais Lidas

Foro de Teresina #134: Sem vacina, sem Trump, sem nada

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Foro de Teresina #133: Pouca vacina, muita lambança

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Sem sintoma, com Covid-19

Estudo descobre que os 29% de casos sem nenhum sintoma de Covid-19 têm a mesma...

Foro de Teresina #132: Presidente mimimi

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

E a vacina, quando vem?

Fernando Reinach explica por que demora um ano e meio para testar uma vacina (como...

Foro de Teresina #131: Para que essa ansiedade?

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Máscara reduz seu risco e o do outro

Usar máscaras cirúrgicas reduz à metade perigo de contaminação; se o contaminado usar, probabilidade fica...

Foro de Teresina #130: À deriva, sem vacina

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Foro de Teresina #129: O Brasil na rabeira

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Dose errada é a certa?

AstraZeneca diz que dose menor de sua vacina contra o Sars-CoV-2 aumentou, sem querer, eficácia...

Mais textos
1

121

2

Natasha

Presente raro: a experiência metafísica e visionária de uma donzela russa, num conto que permaneceu guardado na Biblioteca do Congresso americano até o início deste ano, 31 anos após a morte do autor

5

O lobby da capivara

Como nasce um emoji

6

Ceci n’est pas une poire

Um retratista da polícia insiste em trabalhar com lápis e papel

7

Documentário Obit será exibido na véspera do Festival

Margalit Fox é uma das entrevistadas do filme que estará em cartaz em São Paulo

8

Retrospectiva 2011: Biografia de Jobs revela que Apple lançará iSarney

CUPERTINO – A biografia de Steve Jobs que chegou hoje às livrarias americanas causou impacto imediato nas ações da Apple, que subiram 23% só na parte da manhã. A valorização se deve à revelação de que, nos meses que antecederam sua morte, Jobs trabalhou incansavelmente no desenvolvimento do iSarney, um aplicativo para dispositivos móveis que permitirá ao usuário criar, em menos de 30 segundos, cinco ONGs de inclusão social, dois ministérios com orçamento superior a um bilhão de reais e pelo menos um novo estado nordestino.

9

Cria Bolsonaros

Mais popular cabo eleitoral do presidenciável do PSL no Nordeste, cearense de 20 anos abandonou sonho de ser candidato a Whindersson Nunes para ser candidato a deputado

10

Ndongo quer ser titular

A viagem e o sonho de um imigrante senegalês em terras gaúchas