OForo de Teresina desta semana dedica dois blocos ao recente episódio da concessão – e anulação – de um habeas corpus ao ex-presidente Lula no âmbito da Lava Jato: o primeiro bloco discute o imbróglio jurídico e a desmoralização de diferentes instâncias do Judiciário; o segundo analisa os desdobramentos do caso sobre a corrida presidencial. No terceiro e último bloco do programa, o assunto é o favorecimento que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, ofereceu a líderes de igrejas evangélicas durante um evento fechado, gravado pelo jornal O Globo.
Bloco 1: Comédia judicial
O prende e solta do ex-presidente Lula marcou um novo capítulo de desmoralização do Judiciário. O conflito de decisões no âmbito do TRF-4 escancarou a politização da Justiça e ampliou a sensação de insegurança que emana do Supremo Tribunal Federal. Por decisão de Cármen Lúcia, presidente do Supremo, o órgão ainda não deliberou a respeito das prisões após condenação em segunda instância. A indefinição abre margem para decisões autocráticas nas demais instâncias da Justiça.
Bloco 2: Ponto para o PT
A três meses da eleição, o imbróglio em torno do habeas corpus de Lula recolocou o PT no centro da corrida presidencial. O episódio arquitetado pelos petistas reforçou a narrativa de perseguição contra Lula, além de mostrar que um candidato ungido pelo ex-presidente pode ser competitivo nas urnas. Num quadro em que o centro patina e Bolsonaro se mantém firme na dianteira, as chances de o PT passar ao segundo turno voltaram a ser consideradas.
Bloco 3: A bênção de Crivella
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, foi gravado em reunião com líderes evangélicos, na qual oferecia vantagens no acesso a serviços prestados pelo poder municipal. A revelação, feita pelo jornal O Globo, é um exemplo da crescente interferência da religião na política. Com a expansão da comunidade evangélica nas últimas décadas, algumas denominações, como a Igreja Universal, dão nova roupagem ao velho clientelismo brasileiro.
Aqui, você pode conferir um gráfico que mostra o crescimento do eleitorado evangélico desde a década de 90.
Quer ouvir os episódios anteriores? Clique aqui.
Você também pode ouvir o podcast em outras plataformas:
Está tendo dificuldades para ouvir o podcast? Confira o nosso guia.
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez, Luigi Mazza e Mari Faria
Edição: Filipe Di Castro
Finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes, Luigi Mazza e Yasmin Santos
Gravado no estúdio da Rádio Batuta, no Instituto Moreira Salles