Foro de Teresina: Três Anos, ao Vivo
Podcast de política da piauí comemorou aniversário com edição especial
No Foro de Teresina ao vivo, Fernando de Barros e Silva, Thais Bilenky e José Roberto de Toledo comentam os depoimentos do deputado Luis Miranda (DEM-DF) e de seu irmão sobre as negociações do Ministério da Saúde para a compra da vacina Covaxin com preços acima da média. Avaliam alianças e cenários políticos que começam a se formar de olho nas eleições de 2022. E contam bastidores e histórias do programa que completou três anos no ar.
Bloco 1: Os irmãos Miranda
Na sexta-feira, dia 25,o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Fernandes Miranda e seu irmão, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) disseram ter ouvido de Bolsonaro que o responsável pelas negociações de compra da vacina Covaxin era o líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR). A declaração dada durante a CPI fez engrossar o coro da oposição por um pedido de investigação do presidente Jair Bolsonaro.
Fernando: Esse escândalo ocorreu no Ministério da Saúde com mais de 500 mil pessoas mortas no país e com envolvimento dos militares que ocuparam a pasta. Militares, Centrão e família Bolsonaro, todos juntos. Agora é ver as consequências que esse novo capítulo que se abriu na CPI pode causar e onde isso vai dar.
Bloco 2: O estreito entre Lula e Bolsonaro
A volta de Lula à disputa eleitoral, as ameaças de um processo de impeachment contra Jair Bolsonaro e a ausência de um nome forte – e viável – para a chamada “terceira via” são as três forças a mexer no tabuleiro eleitoral de 2022.
Toledo: A polarização que as pesquisas apontam até aqui é péssima para quem quer ser a terceira via. A um ano e meio das eleições, os resultados das pesquisas são importantes, mas são muito diferentes do que sairá nas urnas. Não dá para cravar nada. Pode acontecer muita coisa, e o cenário mudar drasticamente.
Bloco 3: Por trás dos microfones
Em três anos de programa, foram 156 episódios semanais e outra dezena de edições especiais – uma meta inimaginável para o trio original do programa, formado por Fernando, Toledo e Malu Gaspar. Hoje, três anos depois, com a chegada de Thais Bilenky e as participações especiais de Bernardo Esteves, a equipe de jornalistas conta como se organiza para comentar semanalmente os principais fatos da política brasileira.
Thais: Depois de assumir a bancada, eu cheguei a virar uma celebridade por uns dias, mas os meus resultados no kinder ovo diminuíram minha popularidade. A relação com as fontes e as pessoas muda. O Foro cativa as pessoas e traz elas para perto, e isso dá uma dinâmica no nosso trabalho. É muito interessante isso.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica do episódio:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção e edição: Mari Faria
Produção: Marcos Amorozo, Emily Almeida e Amanda Gorziza
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Distribuição: Lianne Ceará
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: Letícia Simionato
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí