minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Festival Piauí GloboNews de jornalismo

festival 2015 | Franklin Foer e a tensão entre jornalismo de profundidade e busca por cliques

17nov2015_20h49
Foto: Tuca Vieira
Foto: Tuca Vieira

O segundo dia do Festival Piauí Globo News de Jornalismo (domingo, 11 de outubro) abriu com o jornalista e escritor Franklin Foer. A mesa foi mediada pelo repórter de piauí, Bernardo Esteves, e pelo jornalista Ricardo Gandour, de O Estado de S.Paulo.

A conversa teve início com perguntas sobre a renúncia de Foer ao cargo de editor da revista quinzenal The New Republic (TNR) – publicação progressista, centenária, que vem sofrendo transformações profundas desde que foi comprada por Chris Hughes, cofundador do Facebook. O executivo Guy Vidra deixou o Yahoo para se tornar CEO da TNR e chegou com uma bagagem que incluía elementos da cultura do Vale do Silício. O choque entre os dois mundos – o jornalismo de profundidade e a busca por cliques – tornou insustentável a permanência de Foer: “O Vale do Silício acredita, entre outras coisas, na quantificação de dados para medir o sucesso de um conteúdo: se você não consegue aferir o sucesso, isso significa que você não tem sucesso. Quando dispomos de padrões, tendemos a repetir a mesma fórmula sempre. O tráfego na internet é como a heroína: é impossível parar a partir do momento em que se experimenta. Todos ficam analisando dados e impondo essa cultura quantitativa. É preciso resistir”, disse Foer.

Foer também criticou a ausência de regras para cercear o monopólio criado por corporações como Amazon, Google e Facebook. “Google, Facebook e Amazon são as empresas mais poderosas do mundo: eles controlam as informações. Nós nos deixamos seduzir pelo poder da tecnologia e não nos perguntamos mais como isso vai nos afetar. Ficamos cegos. Temo que entremos num mundo em que o monopólio seja inevitável e esmague a diversidade.”

Leia Também

Últimas Mais Lidas

Stephen Engelberg, da ProPublica – Estados Unidos

Stephen Engelberg foi secretário de redação da ProPublica entre 2008 e 2012 e se tornou editor-chefe em janeiro de 2013. Ele trabalhou antes como editor no Oregonian, em Portland, no qual supervisionava reportagens investigativas. Engelberg também trabalhou no New York Times por dezoito anos como editor e repórter, escrevendo de Washington.

Carlos Dada, do El Faro – El Salvador

Carlos Dada é fundador do site de notícias El Faro, criado em 1998, com poucos recursos. Foi diretor do site desde sua fundação até agosto de 2014, quando se mudou para Nova York devido a outro projeto do El Faro. José Luis Sanz, jornalista do site desde seus primeiros anos, assumiu a posição de diretor.

Evan Ratliff, do Atavist – Estados Unidos

Evan Ratliff é fundador e editor do Atavist. Ele também é editor da Pop-Up Magazine, a primeira revista ao vivo, cujo conteúdo é apresentado pelos jornalistas, fotógrafos, ilustradores e colaboradores durante um show de 100 minutos em um palco. Ratliff edita e apresenta o Longform Podcast, programa que entrevista jornalistas sobre o processo de escrita e de apuração de longas reportagens.

Pamela McCarthy, da New Yorker – Estados Unidos

Pamela McCarthy é editora-adjunta na New Yorker. Formada em literatura inglesa, começou a carreira como revisora na Esquire, em 1974. Ficou dez anos na revista, chegando a editora-executiva. Em 1984, McCarthy foi para a Vanity Fair, na qual ficou por quase uma década como editora-executiva.

Max Fisher, do Vox – Estados Unidos

Max Fisher é diretor de conteúdo da Vox. Anteriormente, trabalhou como editor de internacional no Washington Post e no Atlantic. É formado em língua inglesa pelo College of William & Mary e mestre em segurança global pela Universidade Johns Hopkins.

Mais textos