minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Festival Piauí GloboNews de jornalismo

Franklin Foer, o futebol e a globalização

O livro reportagem que destrincha a inserção do futebol na economia global

10set2015_16h07
Elvis Barukcic, AFP Photo
Elvis Barukcic, AFP Photo

Em 2004, o jornalista Franklin Foer publicou Como o futebol explica o mundo, livro-reportagem em que relaciona a globalização e a inserção do futebol na economia global.

Ao analisar times de todo o mundo – para a pesquisa do livro, Foer visitou países como Itália, Brasil, Irã e Bósnia – , o ex-editor da revista The New Republic constatou que muitas das equipes refletem classes sociais e ideologias políticas locais. Também a globalização, ao contrário do que se costumava afirmar, reforçou a identidade e a afirmação de culturas locais, afirma o escritor. Ao mesmo tempo, ele diz, a maior integração comercial mundial e a intensificação das trocas econômicas contribuíram para o aumento da corrupção em muitos países. Um dos capítulos do livro aborda a política da cartolagem no Brasil e tem na figura de Eurico Miranda um dos principais personagens.

Globalização e nacionalismo, ele concluiu, coexistem na nova ordem, mas também expõem as faces obscuras do esporte mais popular do mundo como a xenofobia, racismo e as ações de torcidas ligadas a grupos fascistas.

Parte do livro pode ser acessada no Google Books.

Leia Também

Últimas Mais Lidas

O n+1 e o digital

O Nieman Lab, laboratório de jornalismo da Universidade Harvard, publicou em setembro uma matéria sobre como o n+1 tem se adaptado ao digital. Até há pouco tempo, os editores da revista de ensaio e cultura faziam questão de manter os textos exclusivos para o impresso. Agora, dez anos após a criação da revista, eles começaram a permitir o acesso de parte do conteúdo na internet para os assinantes, atraindo cerca de 180 000 visitas por mês. Um novo layout e uma presença mais ativa nas redes sociais também foram aprovados para este ano.

Gonzalo Frasca e o newsgame

O uruguaio Gonzalo Frasca é inventor dos primeiros newsgames, mistura de jornalismo com videogames. Desde o início dos 2000, seu blog Ludology.org tem sido fonte paras pesquisas acadêmicas sobre comunicação digital.

Local definido

O Festival Piauí acontecerá no Colégio Dante Alighieri, em frente ao parque Trianon, de acesso fácil por metrô e ônibus.

O native advertising do New York Times

Há dois meses, o artigo Women inmates foi publicado no site do New York Times. A reportagem, um retrato da população carcerária feminina nos Estados Unidos, incluía vídeos, fotos, estatísticas e rolagem interativa. Patrocinada pelo Netflix, a matéria foi bolada para divulgar o lançamento da segunda temporada de Orange is the New Black, uma série sobre prisões femininas. Pela qualidade do texto e o uso de recursos sofisticados, a iniciativa foi considerada um salto no native advertising.

Atavist

O Atavist é uma start-up de publicações digitais criada por um trio de jornalistas americanos que trabalhavam na Wired. Eles disponibilizam ferramentas para os assinantes criarem, programarem, publicarem e venderem seus próprios livros e reportagens digitais. O site também pauta repórteres para fazerem longas reportagens digitais. Eles têm chamado muita atenção no jornalismo digital, atraindo investimentos do Google, do NetScape, do PayPal e do Facebook.

Mais textos