16jun2014 | 15h10 | Celebridades

Pai exaltado vai buscar Pondé na redação da Folha

A+ A- A

CAMPOS ELÍSEOS – Um pai transtornado invadiu hoje a redação da Folha de S. Paulo para puxar a orelha do colunista Luiz Felipe Pondé. "Meu filho começou a ler Olavo de Carvalho por sua causa!", disse, segurando o choro. Pondé reagiu acendendo um cachimbo. Transtornado, o pai subiu o tom: "Ele passou a usar chapéu panamá, está colecionando as frases da revista Caras e desde então deixou de pegar mulher", lamentou, caindo em pranto.

Pondé olhou para o alto, deu uma cachimabada e declamou: "Você pensa em mim toda hora/ Me come, me cospe, me deixa/ Talvez você não entenda/ Mas hoje eu vou lhe mostrar." Ainda envolto em fumaça, arrematou: "Eu sou a dona de casa/ Nos pegue pagues do mundo/ Eu sou a mão do carrasco/ Sou raso, largo, profundo".

Diante da estupefação de todos, Pondé revelou sua fonte: "Essa é apenas uma passagem de Assim Falou Carvalhosa, obra-magna de Reynold Azevedish, o pai do liberalismo misógino transcendental, contra os fracos de espírito e os adeptos do bolsa-ralé". Dirigindo-se novamente ao pai, o colunista da Folhinha cachibou uma vez mais e concluiu, enigmático: "Não vai ter Cotas".

Indiferente ao burburinho, o jornalista Clóvis Rossi passou ao lado de Pondé cantarolando em voz alta: "Gracias a la vida que me ha dado tanto/ Me ha dado el sonido y el abecedario"….

O polêmico episódio será tema de um simpósio promovido pelo Departamento de Semiótica da Faap. O caderno Ilustríssima trará uma edição especial de 16 páginas inteiramente dedicadas ao assunto. Pondé aceitou participar com três sonetos inéditos, mas fez uma ressalva: "Sem essa de ouvir o outro lado, que isso é coisa de comunista!".