minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

maratona piauí cbn de podcast

A história e os bastidores do Foro de Teresina

Apresentadores relembram início do programa, que completa um ano esta semana

11maio2019_20h00

O encerramento da Maratona Piauí CBN de Podcast ficou por conta do “Foro do Foro” – uma conversa sobre o surgimento, os bastidores e os planos para o futuro do Foro de Teresina, podcast de política da revista piauí, que completa um ano esta semana. A mesa teve a participação dos três apresentadores do programa – o diretor de redação da revista, Fernando de Barros e Silva, o editor do site, José Roberto de Toledo, e a repórter especial Malu Gaspar – além da diretora, Paula Scarpin. A mediação foi de Rodrigo Alves, do podcast Vida de Jornalista.

O trio do Foro falou sobre os desafios de gravar o programa sem que nenhum dos apresentadores tivesse experiência prévia no rádio. “Tive que aprender a organizar o discurso, e continuamos aprendendo”, contou Malu Gaspar. “Ainda acontece de eu voltar para casa insatisfeita porque esqueci de falar alguma coisa no estúdio.”

Para Fernando de Barros e Silva, o programa se sustenta em “um pouco de improviso e muita lição de casa”. O processo da lição de casa foi explicado pela diretora Paula Scarpin. “Quando pensamos em criar o Foro, a ideia era que o diferencial do programa fosse muita pré-produção e pós-produção. Depois de gravarmos, já na edição, enxugamos o suficiente para que fique só o filé.”

Os apresentadores destacaram a importância do momento “Correio elegante”, quando o programa leva ao ar mensagens deixadas por ouvintes nas redes sociais ou enviadas por e-mail. Um dos acertos do programa, que provoca grande empatia com o público, é o “momento Kinder Ovo”, quando a produção seleciona um áudio surpresa para que os apresentadores comentem e tentem adivinhar de quem se trata.

O Foro completa um ano esta semana, com o 51º episódio. Não estão descartadas novas edições ao vivo, como a que foi feita durante o Festival Piauí Globonews, em dezembro do ano passado. “É uma demanda do público ter contato com o programa. Esse é um caminho inevitável, que outros podcasts já estão seguindo”, afirmou Toledo.

Leia Também

Últimas Mais Lidas

Stephen Engelberg, da ProPublica – Estados Unidos

Stephen Engelberg foi secretário de redação da ProPublica entre 2008 e 2012 e se tornou editor-chefe em janeiro de 2013. Ele trabalhou antes como editor no Oregonian, em Portland, no qual supervisionava reportagens investigativas. Engelberg também trabalhou no New York Times por dezoito anos como editor e repórter, escrevendo de Washington.

Carlos Dada, do El Faro – El Salvador

Carlos Dada é fundador do site de notícias El Faro, criado em 1998, com poucos recursos. Foi diretor do site desde sua fundação até agosto de 2014, quando se mudou para Nova York devido a outro projeto do El Faro. José Luis Sanz, jornalista do site desde seus primeiros anos, assumiu a posição de diretor.

Evan Ratliff, do Atavist – Estados Unidos

Evan Ratliff é fundador e editor do Atavist. Ele também é editor da Pop-Up Magazine, a primeira revista ao vivo, cujo conteúdo é apresentado pelos jornalistas, fotógrafos, ilustradores e colaboradores durante um show de 100 minutos em um palco. Ratliff edita e apresenta o Longform Podcast, programa que entrevista jornalistas sobre o processo de escrita e de apuração de longas reportagens.

Pamela McCarthy, da New Yorker – Estados Unidos

Pamela McCarthy é editora-adjunta na New Yorker. Formada em literatura inglesa, começou a carreira como revisora na Esquire, em 1974. Ficou dez anos na revista, chegando a editora-executiva. Em 1984, McCarthy foi para a Vanity Fair, na qual ficou por quase uma década como editora-executiva.

Max Fisher, do Vox – Estados Unidos

Max Fisher é diretor de conteúdo da Vox. Anteriormente, trabalhou como editor de internacional no Washington Post e no Atlantic. É formado em língua inglesa pelo College of William & Mary e mestre em segurança global pela Universidade Johns Hopkins.

Mais textos