minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Festival Piauí GloboNews de jornalismo

João Doria Júnior: “Algum dia, quem sabe, todos os brasileiros poderão usar polo Ralph Lauren”

Prefeito eleito foi entrevistado pela jornalista Julia Duailibi, da piauí, hoje à tarde, no evento “Conversa com a Fonte”, realizado dentro do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo.

08out2016_14h31
São Paulo, SP, Brasil, 08 de outubro de 2016. O prefeito eleito de São Paulo João Doria Jr. durante entrevista no festival Piauí Globonews de Jornalismo. (Foto: Tuca Vieira divulgação).
São Paulo, SP, Brasil, 08 de outubro de 2016. O prefeito eleito de São Paulo João Doria Jr. durante entrevista no festival Piauí Globonews de Jornalismo. (Foto: Tuca Vieira divulgação).

João Doria Júnior foi entrevistado pela jornalista Julia Duailibi, da piauí, hoje à tarde, no evento “Conversa com a Fonte”, realizado dentro do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo.

O prefeito eleito de São Paulo disse que espera receber as contas municipais equilibradas. “Eu considero o atual prefeito, Fernando Haddad, uma pessoa de bem, embora tenhamos diferenças políticas. Ele me disse que vai entregar as contas em dia. Eu confio na palavra dele”.

Doria também reiterou seu apoio e gratidão ao governador de São Paulo: “Gosto muito de Geraldo Alckmin. Um homem correto, decente. Talvez ele seja o maior vitorioso dessas eleições no país”.

Sobre as brigas internas do PSDB e a oposição de setores do partido à sua candidatura, Doria disse que não há campanha “sem canelada”. “Após as eleições, falei com Alberto Goldman e outros que se opuseram a mim. José Serra me ligou e me cumprimentou. Também recebi o apoio de FHC. Sou uma pessoa pacífica”. Sobre o tom da conversa com Serra, enfatizou: “Dentro dos critérios do chanceler José Serra, ele foi generoso comigo”. Ao comentar os posts vazados por Whatsapp em que desancava Andrea Matarazzo, o candidato derrotado nas prévias tucanas, Doria disse que, ali, houve uma “expansão de sentimentos”.

Confrontado com memes da internet que o ironizam pelo hábito de usar camisas Ralph Lauren e casacos de cashmere amarrados nos ombros, o prefeito eleito afirmou: “Algum dia, quem sabe, todos os brasileiros poderão usar polo Ralph Lauren”. Doria disse ainda não se incomodar em ser chamado de coxinha: “Incorporei o coxinha. Aliás, adoro coxinha. Passei a experimentar todo tipo de coxinha a partir dessa campanha. E aprendi a comer pastel”. Em seguida, descreveu a melhor maneira de degustar o salgado: mordê-lo de lado para deixar a fumaça sair um pouquinho sem queimar a boca.

Ao longo da entrevista, reiterou algumas vezes que deseja trazer novos ares para o jogo político: “Eu não vim para fazer a velha política. Eu vim para fazer a boa política”. Quando um integrante da plateia lhe pediu uma opinião sobre a taxação das grandes fortunas, respondeu: “O Brasil já tem impostos demais”.

Leia Também

Últimas Mais Lidas

O n+1 e o digital

O Nieman Lab, laboratório de jornalismo da Universidade Harvard, publicou em setembro uma matéria sobre como o n+1 tem se adaptado ao digital. Até há pouco tempo, os editores da revista de ensaio e cultura faziam questão de manter os textos exclusivos para o impresso. Agora, dez anos após a criação da revista, eles começaram a permitir o acesso de parte do conteúdo na internet para os assinantes, atraindo cerca de 180 000 visitas por mês. Um novo layout e uma presença mais ativa nas redes sociais também foram aprovados para este ano.

Gonzalo Frasca e o newsgame

O uruguaio Gonzalo Frasca é inventor dos primeiros newsgames, mistura de jornalismo com videogames. Desde o início dos 2000, seu blog Ludology.org tem sido fonte paras pesquisas acadêmicas sobre comunicação digital.

Local definido

O Festival Piauí acontecerá no Colégio Dante Alighieri, em frente ao parque Trianon, de acesso fácil por metrô e ônibus.

O native advertising do New York Times

Há dois meses, o artigo Women inmates foi publicado no site do New York Times. A reportagem, um retrato da população carcerária feminina nos Estados Unidos, incluía vídeos, fotos, estatísticas e rolagem interativa. Patrocinada pelo Netflix, a matéria foi bolada para divulgar o lançamento da segunda temporada de Orange is the New Black, uma série sobre prisões femininas. Pela qualidade do texto e o uso de recursos sofisticados, a iniciativa foi considerada um salto no native advertising.

Atavist

O Atavist é uma start-up de publicações digitais criada por um trio de jornalistas americanos que trabalhavam na Wired. Eles disponibilizam ferramentas para os assinantes criarem, programarem, publicarem e venderem seus próprios livros e reportagens digitais. O site também pauta repórteres para fazerem longas reportagens digitais. Eles têm chamado muita atenção no jornalismo digital, atraindo investimentos do Google, do NetScape, do PayPal e do Facebook.

Mais textos