=igualdades

Líder em roubos a ônibus, Bonsucesso (Rio) tem o triplo de ocorrências que Samambaia (DF) nos últimos dois anos

Hellen Guimarães e Renata Buono
18fev2021_09h00

A 21ª DP (Bonsucesso) detém o maior índice de roubos a ônibus entre as nove maiores capitais brasileiras e o Distrito Federal. Foram 2.145 registros na delegacia carioca, enquanto Samambaia, segunda região da lista, teve 720 casos. A 21ª DP fica próxima de duas das principais vias expressas do Rio, as linhas Amarela e Vermelha, o que pode ajudar a entender a alta nos números. Foram 1.509 ocorrências em 2019, quase o triplo da segunda colocada no ranking carioca, a 39ª DP (Pavuna), com 584. 

Em 2020, com a pandemia, o indicador teve queda expressiva, mas a mesma liderança. A delegacia de Bonsucesso registrou 636 casos e, a da Pavuna, 548. Ambos os bairros ficam na Zona Norte, região com maior ocorrência desse tipo de crime. Ela abriga alguns dos bairros mais pobres da cidade e tem densidade demográfica média para alta.

Já Zona Sul e Centro, que abrangem os bairros mais ricos, têm poucos casos desse tipo. Isso também ocorre na Zona Oeste. A região tem bairros ricos e pobres, mas conta com área bem extensa e, consequentemente, apresenta a menor densidade demográfica do município.

Fontes: SSP-DF e ISP-RJ, compilados pelo Pindograma

Hellen Guimarães (siga @HellenGuimaraes no Twitter)

Repórter da piauí. Trabalhou em O Globo, Extra, Época e Agência Lupa

Renata Buono (siga @revistapiaui no Twitter)

Renata Buono é designer e diretora do estúdio BuonoDisegno

Leia também

Últimas

A noite mais fria, na capital mais fria

As histórias de quem vive nas ruas geladas de Curitiba  - e por que muitos ainda recusam acolhimento nos abrigos públicos

O limbo brasileiro em Cannes

No maior festival de cinema do mundo, protestos contra Bolsonaro e apreensão com o futuro dos filmes no país

Após o fogo, o remendo

Um dia depois do incêndio em galpão da Cinemateca Brasileira, governo publica chamada aguardada há quase um ano para tentar resolver crise da instituição; proposta inclui até cobrança de taxa para quem quiser guardar filmes no acervo

Foro de Teresina #161: Bolsonaro, o Arenão e suas obras

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Mais textos