minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

eventos

Grandes iniciativas do jornalismo independente e inovador reunidas num só dia

17maio2017_15h32

Um único dia. Seis palestrantes. Nove horas de troca de informações sobre quem está à frente das grandes iniciativas do jornalismo independente e inovador no Brasil.

lalala

No primeiro encontro do dia, CRISTINA TARDÁGUILA, diretora da AGÊNCIA LUPA, pioneira na checagem de fatos no país explica como o projeto checa, de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das informações que circulam pelo país.

Em seguida, você vai ouvir os detalhes sobre as graves denúncias feitas em reportagens da PONTE Jornalismo, um site de notícias que cobre segurança pública e direitos humanos. O repórter FAUSTO SALVADORI vai contar como a equipe produz e divulga documentários, relatórios e pesquisas sobre temas relacionados a justiça, racismo, questões de gênero e violência do Estado.

No mesmo dia, vai poder entender por que o jornal digital NEXO tornou-se leitura imprescindível no dia a dia. PAULA MIRAGLIA, editora do portal, vai relatar como são pautadas as colunas, os vídeos, os gráficos e as animações interativas que dão suporte às matérias do jornal. 

Logo depois, você terá a chance de saber como foi pensada e projetada a QUATRO CINCO UM, uma revista de crítica literária que acaba de chegar às livrarias. Um de seus criadores, o jornalista PAULO WERNECK, vai falar sobre o nascimento do projeto cujo nome é uma referência a Fahrenheit 451, o romance distópico de Ray Bradbury. 

Você também descobrirá como se faz um portal de notícias jurídicas de sucesso, como o JOTA. A jornalista LAURA DINIZ vai contar como surgiu a iniciativa e como tem sido o trabalho da equipe especialmente neste momento, quando acontece a maior investigação de corrupção da história do país. 

E na última mesa da MARATONA você vai mergulhar nos bastidores da rotina dos repórteres do INTERCEPT BRASIL, a versão brasileira do site criado pelos jornalistas americanos Glenn Greenwald, Laura Poitras e Jeremy Scahill. ANDREW FISHMAN, jornalista americano naturalizado brasileiro, comentará como foi a implementação do projeto no país.

GARANTA SEU INGRESSO

SÁBADO, 27/05,
DE 10H30 ÀS 19H30,
NO IMS-RJ

*Almoço incluído no preço do ingresso.

Leia Também

Últimas Mais Lidas

O n+1 e o digital

O Nieman Lab, laboratório de jornalismo da Universidade Harvard, publicou em setembro uma matéria sobre como o n+1 tem se adaptado ao digital. Até há pouco tempo, os editores da revista de ensaio e cultura faziam questão de manter os textos exclusivos para o impresso. Agora, dez anos após a criação da revista, eles começaram a permitir o acesso de parte do conteúdo na internet para os assinantes, atraindo cerca de 180 000 visitas por mês. Um novo layout e uma presença mais ativa nas redes sociais também foram aprovados para este ano.

Gonzalo Frasca e o newsgame

O uruguaio Gonzalo Frasca é inventor dos primeiros newsgames, mistura de jornalismo com videogames. Desde o início dos 2000, seu blog Ludology.org tem sido fonte paras pesquisas acadêmicas sobre comunicação digital.

Local definido

O Festival Piauí acontecerá no Colégio Dante Alighieri, em frente ao parque Trianon, de acesso fácil por metrô e ônibus.

O native advertising do New York Times

Há dois meses, o artigo Women inmates foi publicado no site do New York Times. A reportagem, um retrato da população carcerária feminina nos Estados Unidos, incluía vídeos, fotos, estatísticas e rolagem interativa. Patrocinada pelo Netflix, a matéria foi bolada para divulgar o lançamento da segunda temporada de Orange is the New Black, uma série sobre prisões femininas. Pela qualidade do texto e o uso de recursos sofisticados, a iniciativa foi considerada um salto no native advertising.

Atavist

O Atavist é uma start-up de publicações digitais criada por um trio de jornalistas americanos que trabalhavam na Wired. Eles disponibilizam ferramentas para os assinantes criarem, programarem, publicarem e venderem seus próprios livros e reportagens digitais. O site também pauta repórteres para fazerem longas reportagens digitais. Eles têm chamado muita atenção no jornalismo digital, atraindo investimentos do Google, do NetScape, do PayPal e do Facebook.

Mais textos