minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    As convidadas Natália Paiva e Stephanie Borges, pelo traço do ilustrador Caio Borges

rádio piauí

Maria vai com as outras #1: Cabelos

Na estreia da nova temporada, uma executiva e uma poeta falam sobre como se relacionam com seus cabelos cacheados dentro e fora do trabalho

| 28 jan 2019_05h00
A+ A- A

Natália Paiva e Stephanie Borges são as primeiras entrevistadas dessa nova leva de episódios do Maria Vai Com as Outras. As duas se definem como negras de pele clara, e têm em comum a experiência de procedimentos químicos nos cabelos durante a adolescência, e da transição para os cabelos naturais.

Com diferentes origens e trajetórias profissionais, a executiva cearense e a poeta carioca falam sobre como se relacionam com seus cabelos desde a infância, na interação com família e amigos e, claro, no ambiente de trabalho.

Os cabelos são o tema da estreia dessa segunda temporada do programa, que tratará da relação entre o corpo da mulher e sua vida profissional e afetiva.

Bloco 1
Natália Paiva já atuou como jornalista em redação, e hoje é executiva do Instagram no Brasil. Em conversa com a apresentadora Branca Vianna, ela conta como sua condição familiar privilegiada ao mesmo tempo blindou-a de intervenções racistas, e fez com que ela demorasse a se enxergar como negra.

Dos anos em que submeteu os cachos à produtos químicos diz que só lembra o quanto era estressante, e que a decisão de parar de “relaxar o cabelo” veio junto com um questionamento sobre a própria raça e uma revisão do olhar sobre o racismo no Brasil.

Bloco 2
A poeta e tradutora Stephanie Borges passou a tratar quimicamente os cabelos aos 12 anos, quando a pressão do bullying no colégio ficou maior do que a cautela de sua mãe. As visitas periódicas aos cabeleireiros — que muitas vezes a faziam perder sábados inteiros, e chegavam a render queimaduras químicas — duraram por dez anos. Hoje, o cabelo cacheado é o tema principal de seu primeiro livro de poemas — não só na sua relação com os próprios cachos, mas como eles são vistos por conhecidos, colegas de trabalho e até mesmo por estranhos.

Com o cabelo natural ela conheceu a expressão “cabelo profissional” para se referir a cabelos lisos; e percebeu que nunca viu uma mulher que tivesse o mesmo tipo de cabelo que o dela em um cargo de chefia.

Maria vai com as outras  tem um grupo de debate no Facebook. Clique aqui para participar. Estamos também no Twitter. Siga nosso perfil neste link.

O programa vai ao ar quinzenalmente às segundas-feiras pela manhã. Para ouvir a primeira temporada, acesse a página do podcast. O Maria também está disponível em tocadores como o Spotify Apple Podcasts.

*

Ficha técnica:
Apresentação: Branca Vianna
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez e Mari Faria
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Cecilia Marra, Caio Borges e Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes e Luigi Mazza
Transcrição: Isabel Scorza
Gravado no estúdio Rastro.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí