`

revista piauí

rádio piauí

Maria vai com as outras #4: Profissão família

A jornalista Leticia Nascimento, o radialista Paulinho Coruja e a atriz Vanessa Lóes contam como deixaram suas carreiras para cuidar dos filhos e da vida doméstica

16jul2018_08h00
Maria vai com as outras

Leticia Nascimento, Paulinho Coruja e Vanessa Lóes, convidados do quarto episódio, pelo traço do ilustrador Caio Borges

Tida como a mais sagrada das atribuições femininas, a maternidade pode mudar o rumo ou atropelar a vida profissional de uma mulher. E os filhos ainda pedem novos horários e demandas na rotina antes estabelecida de um casal. Por isso, o Maria vai com as outras esteve com duas mães e um pai para falar sobre essa tarefa que, de tão complexa, é a única a reunir sofrimento e paraíso numa só frase.

 

Na conversa com Branca Vianna, as mães Vanessa Lóes e Leticia Nascimento e o pai Paulinho Coruja contam como deixaram suas vidas profissionais para cuidar da vida doméstica.

 

 

 

Bloco 1

 

 

Desde que se mudou com a família para Londres, em 2011, a jornalista Leticia Nascimento parou de trabalhar e passou a cuidar das duas filhas em tempo integral. Uma oportunidade de emprego do marido na capital inglesa impôs a ela o dilema de encontrar sua própria identidade fora do mercado de trabalho. Feminista declarada, Leticia conta que enfrentou estigmas por escolher a vida doméstica, mas que, mesmo após sete anos, continua encontrando prazer em se dedicar à família.

 

 

 

Bloco 2

 

Pai de três filhos e dono de casa, Paulinho Coruja assumiu os afazeres domésticos da família após ter perdido o emprego de radialista em 2017. Hoje, concilia as tarefas de casa e os horários dos filhos com a profissão de barbeiro. Por cuidar das crianças, função associada às mulheres, já ouviu muitos comentários machistas e pôde notar o chamado “efeito pedestal”: sendo homem, é reconhecido por ações pelas quais uma mulher jamais receberia um elogio.

 

 

 

 

Bloco 3

 

A atriz Vanessa Lóes deixou a profissão de lado gradativamente após ter se tornado mãe. Quanto mais sentia necessidade de estar com os três filhos, mais diminuía o ritmo de trabalho e recusava papéis em novelas. Hoje, é responsável por cuidar da casa e das crianças, enquanto seu marido, o também ator Thiago Lacerda, cuida das finanças. Criada por mulheres independentes, ela conta que passou por um período de insegurança até escolher se dedicar integralmente à família.

 

 

 

Quer ouvir os episódios anteriores? Clique aqui.

 

 

O Maria vai com as outras vai ao ar quinzenalmente às segundas-feiras pela manhã. Você também pode ouvir o podcast em outras plataformas:

 

 Spotify: clique aqui.
 iTunes: clique aqui.
SoundCloud: clique aqui.
 YouTube: clique aqui.
  Stitcher: clique aqui.
 Feed: é possível acompanhar o Maria vai com as outras por outros agregadores. O RSS direto do podcast é http://mariavaicomasoutras.libsyn.com/rss

 

 

Está tendo dificuldades para ouvir o podcast nos tocadores? Confira o nosso guia.

 

Ficha técnica:

 

Apresentação: Branca Vianna
Produção: Paula Scarpin
Edição: Filipe Di Castro
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Cecilia Marra, Caio Borges e Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes e Luigi Mazza
Gravado no estúdio da Rádio Batuta, no Instituto Moreira Salles

 

 

 

Categorias: rádio piauí
Tags: maria vai com as outras, rádio piauí
Ir para o topo