O direito da mulher trabalhar fora de casa ou da propriedade agrícola familiar veio com a Revolução Industrial. Ainda assim, quase duzentos anos depois, ainda há quem ache estranho que elas ocupem determinados postos de trabalho.
Adinaildes Gomes na construção civil (e no volante), e Karla de Souza na segurança, estão entre as profissionais que causam esse tipo de estranhamento aos que ainda veem o mundo e o mercado de trabalho como lugar de homem.
Nesta edição do Maria Vai com as Outras, Branca Vianna conversa com as duas sobre suas trajetórias, sobre o tal lugar de homem e sobre “pessoas bostéticas”. Não sabe o que é? Então escuta o sexto episódio do programa que você vai aprender.
Bloco 1
Adinaildes Gomes é dona de uma empresa de construção civil de pequeno porte, onde comanda funcionários, na maioria homens. Nas horas vagas, é também motorista de aplicativo, tudo isso em Salvador. Formada em Educação Física, chegou e estudar Direito, trabalhar como técnica de futebol, e enveredou pelo o universo da construção a partir de experiência da mãe, que construiu a casa onde ela cresceu.
Para trabalhar com homens e numa profissão historicamente masculina ela diz que o truque é mostrar conhecimento.
Bloco 2
Karla Andréia de Souza é vigilante patrimonial, divorciada e tem dois filhos. Com o fim do casamento terminou também a sociedade com o marido em uma oficina mecânica. Em busca de uma nova ocupação para se sustentar e a seus filhos, conheceu e se apaixonou pelo universo da vigilância patrimonial. Aprendeu lutas, primeiros socorros, tiro e segue nesse ramo por amor à profissão.
Carioca, já foi segurança no metrô do Rio, no Maracanã e hoje trabalha na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias e numa casa noturna especializada em rock.
O Maria vai com as outras vai ao ar quinzenalmente às segundas-feiras pela manhã. Você também pode ouvir o podcast em outras plataformas:
Está tendo dificuldades para ouvir o podcast nos tocadores? Confira o nosso guia.
Ficha técnica:
Apresentação: Branca Vianna
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez e Mari Faria
Edição: Filipe Di Castro
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Cecilia Marra, Caio Borges e Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes e Luigi Mazza
Transcrição: Isabel Scorza
Gravado no estúdio da Rádio Batuta, no Instituto Moreira Salles