diário da Dilma

A cacunda do bobo é o poleiro do esperto

Putin me deu conselhos muito bons sobre como abafar essa onda de impeachment. Coisa de fazer o Zé Dirceu corar

Me acabei batendo panela durante a aparição desse Eduardo Cunha na tevê. Lavei a alma!
Me acabei batendo panela durante a aparição desse Eduardo Cunha na tevê. Lavei a alma! ILUSTRAÇÃO: CACO GALHARDO_2015

1º DE JULHO_Pus tudo em pratos limpos com o Obama! Quando há elegância tudo se resolve. O homem é um lorde. Cheguei a perguntar se ele estaria aberto a dar aulas de etiqueta pro Cunha, Renan, Rui Falcão e Lula. Expliquei que pode ser a distância mesmo, tipo TED. Respondeu que é pra entrar em contato assim que ele resolver a questão de Guantánamo e apaziguar o Oriente Médio. Acho que ficou interessado.

Andei num carro sem motorista do Google. Não sei se entendi bem, mas fiquei com a impressão de terem me explicado que, assim como o Brasil, o veículo funciona melhor sem alguém no comando.

2 DE JULHO_Indexei minha popularidade ao meu percentual de gordura. Se a avaliação melhorar, caio de boca no sorvete de flocos. Mas agora que o “ótimo/bom” bateu míseros nove pontos, comecei a fazer polichinelos.

3 DE JULHO_Emagreci, pedalei em volta da Esplanada e treinei nado sincronizado na piscina junto com mamãe e titia. Mereci participar da Rota de Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.



Catei o Dudu Paes na chincha e deixeiclaro que minha chama não se apagará. O homem tá querendo ser candidato a presidente e tem uma Olimpíada na mão. Antes que o mal cresça, corta-se-lhe a cabeça, com mesóclise e tudo. Se é que isso se chama mesóclise.

4 DE JULHO_Fui tomar banho e descobri que o pessoal do Google implantou um chip no meu topete. Estava escrito “Rousseff tradutor”. Não entendi.

5 DE JULHO_Aceitei um pedido de entrevista exclusiva da Folha de S.Paulo. Depois do sucesso que foi a entrevista pro Jô, eles devem mandar o José Simão. Vai ser mole.

6 DE JULHO_Esse Ricardo Pessoa não me tira o sono. Tampouco Eduardo Cunha, Renan ou os golpistas da oposição. Mas bastou o Varoufakis pedir demissão pro meu mundo cair. Eu aqui, torcendo pela próxima ida a Davos, ONU, reunião do clima em Paris, cúpula dos países em recessão. Acabou. Agora só se eu tirar férias na Grécia, o que, ao menos nos próximos anos, só acontecerá se me impicharem. Dá vontade de acelerar o processo e vazar pra Veja a ata de alguma reunião cabeluda do Conselho da Petrobras. Ah, a solidão do poder.

9 DE JULHO_Putin me deu conselhos muito bons sobre como segurar a oposição e abafar essa onda de impeachment. Coisa de fazer corar o Zé Dirceu. Dali fui me encontrar com o Alexander Lukashenko, presidente da Bielorrússia. Me senti num filme do Borat.

10 DE JULHO_Itália, só glamour. Esse Renzi não é um Varoufakis, mas dá um caldo. Comprei logo um bustiê da Loro Piana pra ficar mais oferecida.

11 DE JULHO_Flanando pelas ruas de Milão, com as vitrines me vendo passar, me flagrei pensando: “Mereço voltar para Brasília?”

12 DE JULHO_Minha prima de Beagá mandou umas dicas da Glorinha Kalil sobre como parecer mais jovem. Aparentemente não se deve usar tailleur de manga curta. Vou ter que perguntar se três quartos pode… Nunquinha que vou jogar fora aquela dúzia de tailleurzinhos que eu tenho. Faço isso e rejuvenesço quanto? Uma meia hora?

13 DE JULHO_Li no Facebook uma coisa que me chamou a atenção: “A cacunda do bobo é o poleiro do esperto.” Diz que é do Guimarães Rosa. Ou da Clarice Lispector. Mandei inbox pro Levy.

14 DE JULHO_Vou te falar. Essa cena emblemática dos carrões do Collor me deu um alento que nem sei. Há vida – das boas – depois do impeachment.

15 DE JULHO_Por são Teodósio de Tarnovo, alguém segura a Eleonora! Ela quer mandar prender o moço do Facebook por causa das ofensas racistas contra a Maju. Já falei que isso eu não posso fazer. Mas quem convence a Eleonora de qualquer coisa?

16 DE JULHO_Meu Jesus Cristinho, estou cada vez mais besta com essa Lava Jato! Está parecendo novela da Glória Magadan, de saudosa memória. Já nem sei mais quem é quem. Pedi pra Abin fazer um PowerPoint bem explicadinho.

Primeiro, Evo Morales queima o filme do comunismo dando aquele presente bisonho pro papa. Agora, Caetano Veloso aparece de cueca cinza ao lado de Xanddy e Carla Perez. Acabaram todos os símbolos da minha juventude. O tempo é cruel e destrói nossos melhores sonhos e mais generosas utopias. Se Che fosse vivo estaria anunciando o Uber.

17 DE JULHO_Encontro com o presidente da República Cooperativa da Guiana, David Granger. Nem sabia que eles tinham presidente, muito menos que o país funcionava em sistema de cooperativa. Como achei que ninguém se importasse, fui de má vontade. Maduro, que é meio desenturmado, ficou desgostoso por não ter sido convidado. As coisas que a gente tem que ouvir.

De noite me preparei para bater panela durante a aparição do Eduardo Cunha na tevê. Comecei frenética, mas o homem tem uma oratória tão enfadonha que acabei dormindo no meio.

19 DE JULHO_Quem não é visto não é lembrado, dizia minha avó. Estou na moita para ver se o Sergio Moro me erra…

20 DE JULHO_Antigamente só os santos mais importantes tinham um dia para chamar de seu. Agora banalizou, todo dia tem comemoração. Acho jeca de doer, mas se o povo gosta quem sou eu pra fazer bico? Resta saber quem foi o beócio que inventou o Dia do Amigo. Tive que passar o carão de postar uma foto abraçando o Brahma, amigo de fé, irmão, camarada. Noblesse oblige! Não convence nem o Rui Falcão. E ainda tive que aturar telefonema passivo-agressivo da Ideli me dizendo com vozinha magoada que gosta muito de mim e não se importa se me esqueço dela.

Quer dizer que o Eduardo Cunha rompeu com o governo? Quá-quará-quá-quá quem riu, quá-quará-quá-quá fui eu

21 DE JULHO_Donald Trump liderando os votos dos republicanos. E a gente achando que o Brasil estava passando por uma onda de direita. Passarinhos e pardais não são todos iguais.

23 DE JULHO_Que sossego o Dida na Petrobras! Encosto a cabeça no travesseiro e durmo o sono dos justos de Sião desde que ele assumiu.

Não aguentei: mandei um zapzap pro Varoufakis. A vida não está fácil pra ninguém e brigar com a jararaca da Merkel não deve ter sido bolinho. Afiancei que ele sempre terá abrigo aqui no Brasil e, em especial, aqui no Alvorada. Se quiser esfriar a cabeça numa boa praia, pode ficar o tempo que quiser na Base de Aratu. Com essa confusão da Lava Jato não sei se vou conseguir uma lancha pra ele, mas Jaquito conhece todo mundo lá na Bahia e dá um jeito. Me dá hemoptise só de pensar no Varou de sunga.

24 DE JULHO_Já não bastasse o Temer na articulação política, agora me aparece uma criatura de aspecto mórbido que atende por Inácio Adams. Não demorará muito para aparecer uma mãozinha saltitante pedindo cargo comissionado.

26 DE JULHO_Dia da Vovó. Passei a manhã vendo desenhos com Gabrielzinho, que já está um rapaz, e descobri uma coisa que me deixou perplexa: Pai Francisco e Pintinho Amarelinho têm exatamente a mesma melodia! Quem plagiou quem? Isso o TCU não investiga!

Vou parar de ler jornal aos domingos. Além das notícias ruins, sou forçada a me deparar com o bumbum muxibento do Gregorio Duvivier na Folha. E digo mais: do jeito que esse jornaleco quer dar voz a todo mundo, não demora e estampam um nu frontal do Reinaldo Azevedo para compensar. Aí, meus amigos, eu renuncio.

Leia também

Últimas Mais Lidas

Onde há fumaça…

… há o Pantanal em chamas, um vírus disseminado e o abandono da cultura – as marcas do governo do capitão

A primeira onça

Biólogo relata dia a dia de expedição para rastrear felinos e mergulha em região do Pantanal onde a ameaça do fogo convive com um pedaço de natureza que ainda resiste

Vacina a jato

Contra a Covid-19, empresas e OMS analisam liberar produto com 60% de eficácia, mas pesquisadores debatem riscos éticos e sanitários

A Bíblia e a bala

Nas polícias, setores evangélicos pentecostais dão sustentação às posições mais radicais do bolsonarismo

No meio do fogo, entre o atraso e o retardante

Diante do avanço das queimadas no Pantanal, governo de Mato Grosso apela a produto químico de efeitos ainda desconhecidos no meio ambiente após longo tempo de uso

Mais textos
1

R$ 0,46 no tanque dos outros

Agora, caminhoneiros grevistas usam WhatsApp para defender queda da gasolina, de Temer e da democracia

2

A vida e a morte de uma voz inconformada

Os últimos momentos de Marielle Franco, a vereadora do PSOL executada no meio da rua no Rio de Janeiro sob intervenção

4

Ray Kurzweil e o mundo que nos espera

Uma entrevista com o inventor e futurólogo americano

5

90

7

Cientistas em rede

Em tempos de web 2.0, os pesquisadores interessados em interagir com colegas de todo o mundo com quem dividem os mesmos interesses acadêmicos têm à sua disposição uma série de plataformas para trocar informações sobre novos estudos e congressos. O ecossistema das redes sociais para cientistas está cada vez mais diverso. Entre serviços parecidos com o Facebook e portais para o compartilhamento de arquivos, tem opções para todos os gostos – inclusive para quem busca uma alma gêmea num laboratório.

9

Bolsonaro não queria sair da Santa Casa

A história de como a família do presidenciável dispensou o Sírio-Libanês, contrariou a vontade do candidato de ficar em Juiz de Fora e aceitou a proposta do tesoureiro do PSL de levá-lo para o Einstein

10

Military Fashion Week

Nelson Jobim übersexy e hiperbélico no the piauí herald