Jean-Jacques Sempé: de Paris, França, para piauí, Rio
A onda suave que veio da França
Sempé estréia na piauí com um desenho de capa sobre as férias de verão no mar
| Edição 4, Janeiro 2007
Jean-Jacques Sempé [capa, A onda suave], ilustrador e artista gráfico francês, criou com René Goscinny a série O pequeno Nicolau.
Marcos Sá Corrêa [O achador-geral da República] é editor de piauí.
Zuca Sardan [Poesias e ilustrações], poeta e desenhista pândego, é o autor de Eletrogramas e Babylon.
Anna Toledo [Gatinha, você está editada!] é atriz paranaense com formação em canto lírico baseada em São Paulo.
Branca Vianna [O verbo no coração da selva] é lingüista, intérprete e professora da PUC do Rio de Janeiro.
Edward Sorel [Proust], desenhista americano, é também autor e ilustrador de livros infantis. No Brasil, lançou Primeiros Encontros (José Olympio).
Oliver Sacks [Por que adoro nadar], médico e escritor inglês, é professor de neurologia clínica em Nova York. Seu livro mais recente publicado no Brasil é Com uma perna só (Companhia das Letras), em
que narra sua experiência como paciente, depois de um acidente. Tradução de Rubens Figueiredo.
Sylvia Colombo [A vida fora d’água é bem difícil] é repórter da Folha de S. Paulo.
Lynne Cox [De maiô rumo à Antártida], nadadora e escritora, foi a primeira a atravessar a nado o Estreito de Bering, no Círculo Polar Ártico. Seu último livro, Grayson, foi publicado no ano passado, nos Estados Unidos. Tradução de Sergio Flaksman.
Denise Mirás [O último aqualouco] é jornalista baseada em São Paulo.
Daniel Galera [No mar de Copacabana não tem leviatã] é escritor gaúcho. O filme baseado no seu romance Até o dia em que o cão morreu será lançado este ano.
Italo Calvino [Peixinhos, peixões] (1923-1985), escritor italiano nascido em Cuba, é o autor de A Trilha dos Ninhos de Aranha e Eremita em Paris. Tradução de Mauricio Santana Dias.
Danuza Leão [Diamante nacional refinado], jornalista, escritora e colunista da Folha de S. Paulo, é autora de Quase Tudo.
Salman Rushdie [Sangue ou um questionamento sobre As Mil e Uma Noites], escritor indiano de língua inglesa. Seu romance Os Filhos da Meia-noite acaba de ser publicado no Brasil. Tradução de Ivo Korytowski.
Francisco de Oliveira [Hegemonia às avessas] é sociólogo e professor da Universidade de São Paulo, autor de Crítica à Razão Dualista e o Ornitorrinco.
Marcel Gotlib [E aí vem o aí: a preguiça] é cartunista francês, editor da revista Fluide Glacial. Tradução de Luiz Eduardo Brandão.
Chantecler [Astronomia é uma coisa; astrologia, outra] não se acanha por flertar com o artesianismo ao fazer as previsões para janeiro. O leitor André Julião ganhou uma assinatura de piauí por ter sido o primeiro a acertar quem escreveu o horóscopo do mês passado: Ivan Lessa.
Steve Martin [O inventor da caixinha de CD chega ao Inferno] é ator e humorista americano.
Vanessa Barbara [A São Silvestre do ziriguidum] é jornalista e escritora, editora do sítio A Hortaliça.
Claudio Torres [Historinha gráfica baseada no filme 2001, uma Odisséia no Espaço] é cineasta, dirigiu O Redentor.
ilustrações e desenhos: Andrés Sandoval, Robert Mankoff, Zuca Sardan, Fernando Vilela