minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Larry Ellison, dono da Oracle, doou 370 milhões de dólares para pesquisas sobre envelhecimento. “A morte não faz sentido”, disse. “Como pode alguém estar aqui e, de repente, desaparecer?” IMAGEM: ESCULTURA DA SÉRIE PSYCHOGEOGRAPHIES_DUSTIN YELLIN_FOTO DE KELLY TAUB_BFA.COM

questões existenciais

A pílula de Deus

Os magnatas do Vale do Silício agora querem ser eternos

Tad Friend | Edição 130, Julho 2017

A+ A- A

Num suave anoitecer de março, no alto de Mandeville Canyon, em Los Angeles, a sala de Norman Lear estava lotada de gente poderosa, ávida pelos segredos da longevidade. O dono da casa, que é roteirista e produtor de tevê, promovia um simpósio sobre o assunto. Quando o primeiro orador perguntou quem gostaria de viver 200 anos com saúde, quase todas as mãos se levantaram. Compreensivelmente, portanto, era escassa a demanda pela torta de frango ao estilo marroquino, feita com massa folhada. A turma do capital de risco, desejosa de manter sua imponente vitalidade, estava de olho na balança; os cientistas também, porque tinham lido – ou mesmo realizado – pesquisas sobre restrição calórica; e as estrelas de Hollywood, porque, ora, elas sempre estão de regime.

Liz Blackburn, ganhadora de um Nobel por seu trabalho no campo da genética, abriu para perguntas. Com pose de rainha, a atriz Goldie Hawn, instalada num sofá, ronronou: “Eu tenho uma questão sobre as mitocôndrias. Me disseram que uma molécula chamada glutationa ajuda a manter a saúde das células.” A glutationa é um poderoso antioxidante que protege as células e suas mitocôndrias, produtoras de energia; em Hollywood, há quem a chame “a molécula de Deus”. Em excesso, contudo, ela pode amortecer alguns mecanismos reparadores e causar problemas no fígado e nos rins, ou mesmo uma rápida e potencialmente fatal troca de pele. Blackburn aconselhou seguir uma dieta variada e saudável, já que nenhuma molécula isolada contém a resposta para o enigma do envelhecimento.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE