minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
O infiltrado

    Conjunto de imagens captadas pelo agente disfarçado: quando policiais civis roubaram 280 quilos de cocaína da quadrilha no Complexo da Maré, um deles reclamou: “Bando de ladrão fdp” CRÉDITO: FOTOMONTAGEM COM REPRODUÇÕES DA INVESTIGAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL BRASILEIRA

questões criminais

O infiltrado

Como um policial federal levou 25 traficantes internacionais de cocaína à prisão

Allan de Abreu | Edição 209, Fevereiro 2024

A+ A- A

Cristiano Mendes de Cordova Nascimento estava muito à vontade em seu apartamento na Rua Conde de Bernadotte, no Leblon, Zona Sul do Rio, na tarde de 12 de março de 2021. O empresário recebia a visita do seu novo parceiro de negócios, Edmilson Lincoln Jardim Filho. As paredes do apartamento estavam cobertas com fotografias de cavalos de corrida. Mas Nascimento precisava discutir detalhes do negócio que sustentava seu mundo, inclusive algumas dezenas de cavalos que mantinha em vários haras pelo Brasil: os próximos carregamentos de cocaína que seriam enviados para a Europa, via Porto do Rio de Janeiro.

Nascimento, um homem de meia-­idade, estatura mediana e ligeiramente acima do peso, não parecia preocupado com o prejuízo milionário que sofrera com as recentes apreensões da droga remetida ao continente europeu. No total, ele havia perdido 1 676 kg de cloridrato de cocaína, cujo valor, no Brasil, é estimado em 40 milhões de reais. Mas isso era um problema passageiro. Nascimento queria discutir futuras remessas da droga e, para isso, contava com a ajuda decisiva de Jardim Filho, despachante aduaneiro no porto carioca.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE