cartas_hehe
| Edição 16, Janeiro 2008
RIO SENA
Por favor, mandem o Gotlib de volta para a França. Sinceramente, aquilo não tem graça – não é um humor sutil. Só é entendido por alguns. Assinante desde sempre e para sempre (mesmo com o Gotlib, hehe).
ROGÉRIO A. DE SOUZA_Rio de Janeiro/RJ
NOTA DA REDAÇÃO: encaminhamos sua carta ao Gotlib e ele respondeu, comedidamente, nas páginas 58 a 67 desta edição.
ALMA À VENDA
Lendo a matéria “O esporte que vendeu a sua alma”, algumas coisas me vieram à memória. A primeira delas foi a relação de grupos de torcedores italianos com a transformação do futebol em um negócio. Os “ultrà” de diversas equipes levam, há anos, faixas para os estádios nas quais se lê: Contro il calcio moderno (Contra o futebol moderno).
As mesmas torcidas levam às arenas faixas com dizeres Calcio ci fa SKYfo. A brincadeira é associar o schifo (nojo) à marca SKY – empresa que domina o pay-per-view europeu, conforme a própria matéria lembra. Torcidas portuguesas e tchecas já adotaram protestos semelhantes.
No Brasil, pouquíssimos clubes têm estrutura de empresa. É uma oportunidade muito boa para aplicarmos a antropofagia oswaldiana aos nossos métodos: buscar o que interessa no aspecto empresarial do esporte, sem adquirir os vícios dos grandes investidores. A matéria sobre a transformação do futebol inglês é a ponta de um iceberg a ser explorado.
FELIPE CORAZZA_São Paulo/SP
SEM ENCAIXE
Participei do Encaixe Esta Frase em outubro e novembro, e depois resolveram encerrá-lo. Durante a manutenção do concurso, fiz propaganda a meus amigos sobre a oportunidade concedida pela revista. Alguns disseram que se tratava de privilegiar certos nomes já consagrados. Não acreditei, porém agora com a decisão penso que eles estavam certos. A “lua-de-mel” deve ter acabado para muitos de seus leitores. Em todo caso para mim foi interessante. Conheci uma boa revista, pena que ela nos fechou suas portas.
CLESIO DE LUCA_Florianópolis/SC
NOTA DO EDITOR: para os dez vencedores do concurso, a lua-de-mel está apenas começando.