Gilda de Mello e Souza, numa foto de João Gilberto: prosa analisada por Roberto Schwarz
Desenhos e memórias de Millôr Fernandes
Um humorista com muitos nomes a zelar
| Edição 3, Dezembro 2006
Antônio Prata [Enlarge your penis!] é escritor, publicou O inferno atrás da pia e As pernas da tia Corália.
Luiz Maklouf Carvalho [O ortodoxo] é repórter de piauí, autor de Mulheres que foram à luta armada e Já vi esse filme.
Edward Sorel [Sartre], cartunista americano, criou a série Vidas literárias. O perfil de Jean-Paul Sartre se baseia em fatos reais. Tradução de André Conti.
Fernanda Torres [No dorso instável de um tigre] é atriz.
Carlos Sussekind (1899-1968) [Memórias da Ilha Grande no tempo do cárcere] foi escritor, jornalista, jurista e criminologista, tendo encerrado a carreira como procurador-geral do Estado da Guanabara. Durante quase trinta anos, manteve um minucioso diário, que seu filho Carlos usou no romance Armadilha para Lamartine, assinado por ambos.
João Sayad [Domingo é dia de missa] é professor da Faculdade de Economia e Administração da USP, autor de Que País é Este?
Geoff Dyer [Hotel Esquecimento] é escritor britânico. Ioga para quem não tem paciência, seu primeiro livro no Brasil, será publicado em fevereiro pela editora Companhia das Letras. Tradução de Sergio Flaksman.
Paulo Henriques Britto [Poesias], escritor, tradutor e professor de Literatura na PUC do Rio de Janeiro, é autor do livro de poemas Macau e de Paraísos artificiais, de contos.
Gustavo Melo [Dois irmãos] é instrutor de cinema no Rio de Janeiro.
Cassiano Elek Machado [Diário arquivado] é repórter de piauí.
Roberto Schwarz [Fina prosa crítica] é escritor e crítico literário, autor de Um mestre na periferia do capitalismo. O ensaio Fina prosa crítica foi lido num seminário dedicado a Gilda de Mello e Souza, em agosto de 2006, na USP. O conjunto dos trabalhos apresentados no seminário será publicado pela editora Ouro sobre Azul.
Millôr Fernandes [Ecmenésia (Querência)], humorista, fez também a capa e as assinaturas que ilustram piauí neste mês. Autor de A verdadeira história do paraíso e 30 anos de mim mesmo, relançados pela editora Desiderata.
Marcelo O. Dantas [Beatles] é diplomata e escritor. Seu romance PodeCrer!, sobre a juventude nos anos 80, serviu de base para um filme de Arthur Fontes que será lançado em 2007.
Marcel Gotlib [O veado] é roteirista e desenhista de histórias em quadrinhos francês. Tradução de Rosa Freire D’Aguiar.
Chantecler [Título], astrólogo mutante, mais uma vez fala com impropriedade do que desconhece. Como nenhum leitor acertou a identidade de Chantecler no número anterior, quem descobrir o autor do horóscopo de dezembro receberá duas assinaturas de piauí.
Steve Martin [Picasso promove Dama com Leque] é ator e humorista americano. Tradução de Vanessa Barbara.
Ilustrações e desenhos: Millôr Fernandes, Andrés Sandoval, Jaguar, Laura Vinci e Pedro Rossi.