minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Vou matar o povo do cerimonial. Nem índio de verdade arrumaram pra dançar o Quarup comigo ILUSTRAÇÃO: CACO GALHARDO

diário da Dilma

Casa onde mulher manda até galo bota ovo

Toda vez que ouço a palavra sustentabilidade só me lembro de reforçar o laquê

| Edição 70, Julho 2012

A+ A- A

1º DE JUNHO_Lula no Ratinho. Não sou especialista, mas acho que o tratamento afetou o juízo dele. O homem deu para dizer que concorrerá em 2014 se eu não quiser. Avisei à Abin: na eventualidade de eu dizer que não quero, eles têm ordem para checar se o Dirceu implantou um chip no meu cérebro enquanto eu cochilava numa dessas reuniões do PT.

2 DE JUNHO_Fim de semana no sofá. Comprei um estoque de scones, stilton com molho inglês e fish and chips. Não quero perder um detalhezinho do Jubileu da rainha. Titia só fala nisso há uma semana. Enquanto assisto, dou um jeito nas cutículas.

3 DE JUNHO_Menina, a rainha ficou umas cinco horas sem fazer xixi! Mamãe diz que ela deve usar fraldão. Não acredito. Pedi ao Patriota que a embaixada de lá investigue. Se for técnica, quero aprender. Será uma bênção no próximo discurso do Lula.

Lindinho, lindinho o vestido da Kate. É daquele rapaz tão simpático que se matou, coitado. Ideli me ligou para falar mal. Parecia uma gralha: chamativo demais, onde já se viu ofuscar a rainha, falta de senso de noção, blá-blá-blá. Ela acha que me engana. Não gostou porque é acinturado. Se ela usar, morre sufocada.

4 DE JUNHO_Hoje recebo o rei da Espanha. Como é o penúltimo dia do Jubileu, achei o timing péssimo. Daí pensei: quem sabe ele não assiste um pedacinho comigo para me explicar aquele protocolo todo? Tenho essa lacuna. Na minha juventude, importante era ler o 18 Brumário e O Estado e a Revolução. Desperdício que só.

Juan e eu achamos Kate muito à vontade com aquele chefe de protocolo bonitão. Ali tem coisa. Ou vai ter.

5 DE JUNHO_Agnelo veio pedir uns conselhos antes de depor na CPI. Batuquei aquele samba do seu Jorge: “Papagaio que acompanha joão-de-barro, se enrola/ Vira ajudante de pedreiro.”

Finalmente despachei essa Lei Geral da Copa. Tentei, mas não consegui proibir jogos narrados pelo Galvão Bueno. Governar é aceitar limites.

Lembrete: negociar com os Marinho a entrada do Lacombe antes e depois de cada partida, se possível de short e camiseta.

7 DE JUNHO_Feriadão. Aproveitei para fazer um teste da revista Nova que avalia o quociente emocional da gente e promete nos transformar num “Einstein do amor”. Pedi uma caneta para mamãe e me concentrei. Resultado: “Ficou de recuperação.” Liguei para o Guido e mandei pôr a Receita em cima da diretora de redação.

8 DE JUNHO_A China também cortou a taxa de juros. Estamos dando lições ao mundo.

10 DE JUNHO_Larguei a Carminha e o Tufão para trás. Minha amiga de Porto Alegre baixou Revenge no pen drive e me mandou. Que série! É Avenida Brasil passada nos Hamptons. De um chique! Com aquela mocinha que trabalhou no Brothers & Sisters, namorada do irmão problemático. Chega de subúrbio! Já não basta governar o Brasil?

11 DE JUNHO_Sabe que graça me fez o Lobão? Me mandou 1 quilo de grana padano. Que homem encantador. Que sensibilidade.

13 DE JUNHO_A Cristina K. enfrentou um panelaço daqueles. Me disse o Patriota que ela ficou tão nervosa que quase perdeu os cílios postiços. Esse pessoal do Itamaraty sabe cada bastidor!

14 DE JUNHO_Se o Corinthians ganhar essa Libertadores, o Lula vai ficar in-su-por-tá-vel. Dále, Boca!

15 DE JUNHO_Acordei bem-humorada e fui me encontrar com alguns atletas que vão participar das Olimpíadas de Londres. Perguntada sobre economia, tive um instante de inspiração e, num trocadilho que julguei genial, disse que o PIB vai merecer uma medalha. Ninguém riu. Anotei direitinho o pessoal seco da primeira fila. Na próxima reforma ministerial, tem gente que vai receber cargo comissionado em Roraima. Interior, não capital.

À tarde, para desanuviar, negociei investimentos com o setor “sucroalcooleiro”. Acabei de conhecer essa palavra. Vou repetir várias vezes para ver se impressiona.

16 DE JUNHO_Toda vez que ouço a palavra sustentabilidade lembro de reforçar o laquê.

17 DE JUNHO_Onde anda o João Santana que não dá um jeito naquela foto de quando eu fui presa? É péssima! Custava fazer um Photoshop? Parece que eu tenho mais bigode que a Frida Kahlo.

18 DE JUNHO_Pelo amor de Dadá, alguém me faça o favor de limpar a Juliana Paes! Parece que a menina fez bronzeamento artificial com um maçarico e depois foi mergulhada em Nutella! A Iriny não vai botar a boca no trombone, não?

Envelheceu bem, esse Humberto Martins.

19 DE JUNHO_Não digo em voz alta, mas sempre achei que índio brasileiro não era confiável. Com Lula dando abraço no Maluf, a prioridade deles é dar flechada em segurança do BNDES?

20 DE JUNHO_Coquetel de abertura da Rio+20. Teve brinde com suco de luz e canapé macrobiótico. Os guardanapos eram feitos de papel-semente para poderem ser plantados depois. Ai, que preguiça. Pedi para a Gleisi reservar uma churrascaria ali perto.

Estou virando uma frasista e tanto. Depois do “Joãozinho do Passo Certo”, agora inventei o “Inexorável da Silveira” para falar da obrigação dos europeus em dar um jeito no latifúndio deles. Por muito menos, o Churchill é citado a torto e a direito. Dilminha rocks!

21 DE JUNHO_Fui obrigada a enquadrar aquela norueguesa do nome esquisito, Gro não sei das quantas. Veio me criticar sobre essa coisa de direito reprodutivo que ela queria porque queria incluir no documento final. Quem sabe a receita de canjica e caipirinha também pudesse constar no documento, né? Soltei um “Minha querida” multicultural no coco dela.

Para exorcizar a vergonha do abraço no Maluf, o Lula se materializou do meu lado e pediu aos fotógrafos que tirassem uma “foto ambientalmente correta”. Correta? Com aquele bigode?

22 DE JUNHO_Não gostei nada da coincidência: eu e a Michelle Bachelet na capa dos jornais com um terninho da mesmíssima cor. O consolo é a diferença entre os nossos penteados. A Bachelet usa aquela coisa lisa, lavada, tipo freira da Teologia da Libertação. I have Kamura.

Agora me explica: que posto o Lula ocupa para oferecer um jantar no Palácio da Cidade em homenagem aos chefes de Estado africanos? Respondo: ex-presidente em exercício. Está cada dia mais espaçoso e só quer do bom e do melhor. Ir para o Paraguai salvar a pele do Padre Amaro guarani, isso ele não faz.

23 de junho_Hillary chegou no Brasil sem ninguém saber. Estava crente que ela vinha para a Rio+20, mas a danadinha escapuliu para o São Paulo Fashion Week. Essa Hillary sempre consegue o que quer. Casa onde mulher manda até galo bota ovo.

A Marcela deu uma boa mão fazendo sala para a mulherada que não tinha o que fazer. Recebeu para almoçar no barco do Eike, serviu chá no Itamaraty, promoveu desfile de moda, de joia, um farrão. Fofa como sempre!

25 DE JUNHO_Agora que acabou essa maratona ecochata, vou fazer um peeling. Ainda bem que estou mais liberada nesse fim de mês. Tem Gabriela às onze da noite, estreia do programa da Fátima, e o gostosão do Bial vai ter um programa só dele. Já prometeu que toda edição vai terminar com uma daquelas crônicas sensíveis que só ele sabe escrever. Que delícia!

26 DE JUNHO_Oswaldo Montenegro esteve aqui para receber a Condecoração da Sociedade Brasileira no Grau Cavalheiro de Comendador como Membro Honorário da Ordem JK. Já não era sem tempo. Desmarquei tudo na esperança de que ele cantasse Léo e Bia olhando para mim e para o Lobão.