A tela Solidão, que ficará na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre ACERVO FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO
Iberê Camargo e Siza reunidos numa fundação
| Edição 9, Junho 2007
Edward Gorey [A guerra dos mundos, de H.G. Wells] (1925-2000), ilustrador americano, publicou mais de cem livros de humor & terror.
Angela Tavares da Silva [Diário] é costureira na fábrica da Duloren, no Rio de Janeiro.
Marcelo O. Dantas [O roqueiro cinqüentão] é escritor e diplomata. Seu romance Podecrer!, sobre os anos 80, serviu de base para um filme, dirigido por Arthur Fontes, que será lançado no segundo semestre.
Roberto Kaz [Toma que o óvulo é teu] é jornalista de piauí.
Consuelo Dieguez [Todos contra Daniel Dantas] também é jornalista de piauí.
Tiago Judas [O pensamento hídrico] é artista plástico. Sua exposição Matiz Vertical está em cartaz na Galeria Vermelho, em São Paulo.
Marcos Sá Corrêa [Itaipulândia], jornalista de piauí, é autor de Oscar Niemeyer, pela Relume Dumará, e Itatiaia ─ o caminho das pedras, pela Metalivros.
Daniela Pinheiro [Copia+imita+plagia=roupa nova] é, igualmente, jornalista de piauí.
Emilio Fraia [Sebastopol] é escritor e jornalista.
Graça Ramos [Peripécias do tenente Bello], piauiense radicada em Brasília, é jornalista e doutora em história da arte. Autora de Ironia à brasileira (Paulicéia) e de Maria Martins, escultora dos trópicos, a ser lançado pela Contra Capa.
Reinaldo Figueiredo [Vinhos portugueses que um dia ainda vamos provar], cartunista, escritor e ator, é conhecido como “aquele cara do Casseta & Planeta”. Acaba de lançar, pela editora Desiderata, Desenhos de humor. É dele também a ilustração do “Roqueiro cinqüentão”.
Fernando Serapião [Fortaleza da solidão], arquiteto, é editor-executivo da revista Projeto Design.
Roberto Pompeu de Toledo [Poesias], jornalista e escritor, é colunista de Veja. Publicou uma história da cidade de São Paulo, A capital da solidão, e o romance Leda, ambos pela Objetiva.
Marcel Gotlib [Dando uma espiada nos extraterrestes] é escritor e cartunista francês, editor de Fluide glacial. Tradução de Rosa Freire D’Aguiar.
André Singer [Crítica e autocrítica em Sergeant Pepper’s, 40], jornalista e cientista político, é professor na Universidade de São Paulo. Foi porta-voz da Presidência no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
Tom Zé [Minhas aulas com sapatos, espingardas e velocípedes para deixar de apanhar] é compositor e cantor. Seu disco mais recente é Danc-êh-sá, Dança dos Herdeiros do Sacrifício.
Chico Mattoso [À sombra dos ectoplasmas em flor] é escritor, co-autor de Parati Para mim (Ática) e editor da revista Ácaro.
Chantecler [Astrologia, uma ciência melindrosa] vive uma crise de identidade constante e já não sabe mais se o que escreve é pura inspiração astral ou psicografia do além. O leitor Flávio Forini ganhou uma assinatura de piauí por ter sido o primeiro a descobrir a identidade do horoscopista de maio: Marcelo Madureira, que vem a ser humorista e ator, e é conhecido como “aquele outro cara do Casseta & Planeta”.
Nota: a tradução de Só para fumantes, conto do peruano Julio Ramón Ribeyro do qual piauí publicou trechos na edição de maio, foi feita por Laura Janina Hosiasson. Ela é professora de literatura na Universidade de São Paulo e tradutora, entre outros, de A viagem vertical, do espanhol Enrique Vila-Matas.
Ilustrações das esquinas: Andrés Sandoval