diário da Dilma

Malandro é Chiquinho Scarpa, que já nasce de botox

Obama espionou até os meus papéis de carta! Minha dieta da lua! Minhas compras na Cleusa Presentes! Mandei a Ideli checar se ainda temos Exército

Em Moscou, me baixou uma Maysa e cantei <i>Meu Mundo Caiu</i> para o enxerido do Obama
Em Moscou, me baixou uma Maysa e cantei Meu Mundo Caiu para o enxerido do Obama ILUSTRAÇÃO: CACO GALHARDO_2013

1º DE SETEMBRO_Depois que o Congresso absolveu o Donadon, me senti liberada para baixar um filme pirata na internet. Estava louca para rever Uma Linda Mulher.

Esse novo ministro das Relações Exteriores, cujo nome ainda não decorei, não sabe o que fazer com o senador boliviano. Me ligou em pleno domingo para perguntar se tinha um quarto sobrando lá em casa.

2 DE SETEMBRO_Engraçado. A Casa Branca mandou um box com todos os trinta filmes da Julia Roberts. Fiquei com a pulga atrás da orelha e, para desanuviar, assisti a Notting Hill. Antes mesmo de chegar à cena da livraria eu já tinha decidido me fazer de morta para ver se eles me mandam mais coisas do Hugh Grant. HUGH GRANT! Malandra é a cobra que não tem pernas para não tomar rasteira.

3 DE SETEMBRO_Obama espionou até os meus papéis de carta! Minha dieta da lua! Minhas compras na Cleusa Presentes! Mandei a Ideli verificar se a gente ainda tem Exército.

Pedi para criptografarem meu topete. Não quero a Hillary me copiando.

4 DE SETEMBRO_Partiu G20! Chega de pé-rapado!

5 DE SETEMBRO_Chamei o Obama na chincha. Mandei ele ficar no canto, de cara para a parede, refletindo sobre o que fez. Passados vinte minutos, peguei naquela orelha de abano, arrastei o homem até a porta e desabafei: “Ai, ai, ai!”

6 DE SETEMBRO_Esse Caetano de black bloc não me representa. Por onde anda o Geraldo Vandré em meio a esse fuzuê revolucionário?

Eu a-do-ro os filmes do Hugh Grant.

7 DE SETEMBRO_Não tem jeito. Em todo desfile da Independência eu me sinto como se estivesse numa quermesse. Tem coisa mais Muzambinho do que coreografia militar? O que não impede que eu esteja fulgurante naquele Rolls-Royce, linda como uma Rainha do Tomate de Paty do Alferes. Isso a NSA não espiona!

8 DE SETEMBRO_É primavera/ te amo… Estou com o Tim Maia na cabeça… tão lindo o começo da primavera nesse lugar horroroso! Eu não sei onde o Juscelino estava com a cabeça de fazer uma cidade nesse descampado. Ô cidade ruim! Ora a gente fica entupida com a seca, ora a gente fica mofada com a chuva no verão. Esperto é o menino Aécio que governa do Rio de Janeiro.

9 DE SETEMBRO_O Snowden tem quadro fixo no Fantástico? Toda semana uma bomba! Agora é a Petrobras espionada. Espero que não tenham descoberto onde a Gracinha corta o cabelo.

Hugh Grant. Hugh Grant. Hugh Grant.

10 DE SETEMBRO_Tomei uma decisão estratégica. De agora em diante o gabinete só fala na língua do pê. Quero ver o pessoal decodificar! Temos feito reuniões sobre pê Li pê Bra assim. A Gracinha pegou rápido, mas a Ideli não é boa em separação de sílabas.

11 DE SETEMBRO_Golpe no Chile, Torres Gêmeas, e agora esses embargos infringentes. Ô, dia.

12 DE SETEMBRO_Que coisa mais maravilhosa me aconteceu! Fui para São Gonçalo, no Rio, e quando desci do helicóptero uns operários que trabalhavam numa obra começaram a gritar: “Gostosa, gostosa.” Adorei! Quanto mais eu acenava, mais eles gritavam. Ao me aproximar do Cabral e do Pezão, eu já me sentia telúrica, aditivada. Quando o povo vaiou a dupla, fiz um “uhhhh” discreto – e subversivo – com a boca fechada.

13 DE SETEMBRO_O que está acontecendo na Síria, minha gente? Cadê o Patriota que não me fala nada?

Gleisi veio me lembrar que eu demiti o Patriota. Não me habituei ainda. Infelizmente, ela também não soube me dizer o que está acontecendo na Síria. Essa menina anda um pouco assim assim: chega tarde, sai cedo e é meio avoada.

14 DE SETEMBRO_Desde que estourou essa história de espionagem que o Lobão não me manda nem circular. Estou com rugas de preocupação. Malandro é o Chiquinho Scarpa, que já nasce de botox.

15 DE SETEMBRO_As coisas que o Obama me apronta. Estava tudo combinado com titia: eu ia à Casa Branca e de lá dava um pulinho na Forever 21 para comprar um macacãozinho de usar em casa que ia ficar uma uva na gente. Vou ter de cancelar e duvido que o Carlinhos de Jesus me devolva o sinal que paguei para ver se não fazia feio na hora da valsa. Agora sobrou aquela correria de Assembleia Geral em Nova York. Não vai dar nem tempo de passar na Macy’s para comprar umas cintas Spanx. Uma pena, pois só de vestir a gente perde uns 3 quilos.

Pedi à Abin para desencavar alguma coisa sobre o Obama. Isso não vai ficar sem troco.

16 DE SETEMBRO_Fui jantar na casa do Carlinhos. Paulinha levou o Gabrielzinho. Como ele tá grande! Eu fico lá pastando no Planalto e não vejo o menino crescer.

17 DE SETEMBRO_Estava planejando dar uma escapada com a Eleonora para o Rock in Rio. A gente podia ter ido na boa no fim de semana. Mas ela queria porque queria ver os metaleiros. Eu sou louca pelo Bon Jovi. O resultado é que micamos as duas.

Comecei a dieta sem glúten. Mandei para a Edilene o cardápio do que eu posso comer. Deus queira que ela entenda.

18 DE SETEMBRO_Dudu Campos veio pastorear as vaquinhas de presépio do PSB. Levou todas para fora da base governista. Em fração de segundos, um enxame do PMDB invadiu meu gabinete.

Acataram os tais embargos infringentes. Eu queria ser uma mosquinha para ver a cara do Reinaldo Azevedo.

19 DE SETEMBRO_Esse ministro do Trabalho teve a audácia de dizer que vai “sair atirando”. Senti o gosto de napalm na boca. Ah é, ele está me desafiando? Mandei a Gleisi descobrir o nome dele antes de eu tomar providências.

Pedi para gravarem os primeiros capítulos de Joia Rara. Nossa, parece cinema! Sou louca por essa história de lamas. Segundo a Abin, um dos personagens é um Buda chamado Sonan que tem muita luz.

20 DE SETEMBRO_Estou devendo uma visita para o tal boliviano que chegou aqui de surpresa. Ele me fez um bem danado! Me livrei do Patriota! Estamos quase no fim do mês e eu não fui despachada para nenhum país com IDH negativo. Aleluia.

21 DE SETEMBRO_Será que a NSA consegue achar algum defeito no Caio Castro? Duvideodó.

22 DE SETEMBRO_A Abin me entregou o dossiê sobre o Obama. Diz apenas que “o indivíduo é casado e tem dois filhos”. Santo Deus.

24 DE SETEMBRO_Botei a boca no trombone lá na ONU. No coffee break, deixei um bilhetinho no bolso do paletó do Obama: “Para quem está se afogando, jacaré é tronco.” Quando cheguei ao hotel, encontrei um bilhete no meu sapato. “A senhora marcou uma consulta com o doutor Carlos Fernando Gomes de Almeida, aka doutor Mão Leve, para tratar do bigode chinês. Ele sugeriu um preenchimento facial e uma nova blefaroplastia nas pálpebras. Não me subestime. Obama.” Deu medo.

26 DE SETEMBRO_Olho para minha mesa de trabalho e desanimo! Ainda estou com a quinta temporada do Mad Men pela metade. Ideli me disse que o Jon Hamm está de barba. Ai, meu Cristo Rei! Não dá tempo de a gente se atualizar! É um inferno esse serviço!

27 de setembro_E essa capa da Economist com o Cristo em queda livre? Fiz questão de aterrissar um exemplar no quengo do Mantega.

Leia também

Últimas Mais Lidas

Quem ri com Bolsonaro

Na porta do Alvorada, empresário apoia agressão a jornalista; nas redes, estratégia bolsonarista amplia alcance de ataques

Seguro sinistro

Despachante de "associações de proteção" oferece prêmio a policiais para recuperar carros roubados no Rio

Foro de Teresina #89: As mentiras de Bolsonaro, a caserna no Planalto e os tiros contra Cid Gomes

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Tanque atropela patinete

Militares e policiais acendem pavio para implodir agenda de Paulo Guedes

Greve, motim e chantagem pelo poder

Bolsonaro usa demandas dos policiais para enfraquecer governadores, em especial os de oposição

“A jornalistas, oferecem dinheiro ou chumbo”

Repórter reconstitui assassinato do jornalista Léo Veras e lembra rotina de violência do narcotráfico na região

O Farol – fantasia extravagante 

Escassez de opções e presença de Willem Dafoe levam colunista a cair no conto do “horror cósmico com toques sobrenaturais”

Coronavírus espreita a Olimpíada

A cinco meses dos jogos, Tóquio vê turistas fugirem e máscaras acabarem

Maria Vai Com as Outras #1: A necessidade faz o sapo pular

A camelô Maria de Lourdes e a costureira Alessandra Reis falam da rotina como profissionais autônomas num mercado informal: o das calçadas do Centro do Rio e o da Marquês de Sapucaí

Mais textos
1

Greve, motim e chantagem pelo poder

Bolsonaro usa demandas dos policiais para enfraquecer governadores, em especial os de oposição

2

Quem ri com Bolsonaro

Na porta do Alvorada, empresário apoia agressão a jornalista; nas redes, estratégia bolsonarista amplia alcance de ataques

3

A pensão de 107 anos

Herdeiros de servidor público receberam legalmente benefício da Previdência de 1912 a 2019 – atravessando nove moedas e trinta presidentes brasileiros

5

Laudos, versões e milícia

Documentos e imagens da casa onde miliciano Adriano da Nóbrega foi morto contradizem relato de policiais sobre operação

6

Tanque atropela patinete

Militares e policiais acendem pavio para implodir agenda de Paulo Guedes

7

Coronavírus espreita a Olimpíada

A cinco meses dos jogos, Tóquio vê turistas fugirem e máscaras acabarem

8

Seguro sinistro

Despachante de "associações de proteção" oferece prêmio a policiais para recuperar carros roubados no Rio

9

Foro de Teresina #89: As mentiras de Bolsonaro, a caserna no Planalto e os tiros contra Cid Gomes

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

10

“A jornalistas, oferecem dinheiro ou chumbo”

Repórter reconstitui assassinato do jornalista Léo Veras e lembra rotina de violência do narcotráfico na região