Angeli: auto-retrato do artista que, se tudo der certo, comprará uma lancha
Memórias de um roqueiro parado no tempo
O impacto dos Rolling Stones num garoto brasileiro
| Edição 2, Novembro 2006
Antonio Prata [How do you do, Dutra?] é escritor, publicou O inferno atrás da pia e As pernas da tia Corália.
Aureliano Biancarelli [Aula de Anatomia], é jornalista, autor da coletânea de reportagens Cirurgia em campo aberto.
Consuelo Dieguez [De elefante a formiga] é jornalista no Rio de Janeiro. Foto de Rogério Reis, que publicou os livros Na lona e Retratos de outono.
Edward Sorel [Jung], cartunista americano, é o criador da série Vidas literárias, da qual faz parte o perfil (baseado em fatos reais) do psicanalista suíço Carl Gustav Jung. Tradução de André Conti, também tradutor de Fagin, o judeu e O complô, de Will Eisner.
Jório de Barros [Ganhei a primeira cruz no meu bisturi] é cirurgião dos hospitais do Andaraí e da Polícia Militar, no Rio de Janeiro.
Marcos Sá Corrêa [O agente clandestino], editor de piauí, é jornalista, autor de Itatiaia ─ O Caminho das pedras. No final do ano, publicará Água mole em pedra dura.
Martins Amis [Os últimos dias de Muhammad Atta], escritor britânico, publicou no Brasil o romance Trem noturno e a coletânea Água pesada e outros contos. Tradução do escritor Rubens Figueiredo, autor do romance Barco a seco.
Hans Magnus Enzensberger [Poemas] nasceu na Baviera, em 1929. Escritor e editor, viveu na França, México, Estados Unidos, Itália, Noruega, Cuba, União Soviética e, desde 1979, mora em Munique. Seu último livro publicado no Brasil é Por onde tens andado, Roberto? Tradução do poeta e ensaísta Vinícius Dantas, organizador de Bibliografia de Antonio Candido/Textos de Intervenção.
Ivan Lessa [Esta Londres livre e trigueira] é jornalista e escritor radicado no Reino Unido. Acaba de ser publicada a edição comemorativa dos vinte anos de lançamento do seu livro de contos Garotos da Fuzarca. Ilustração de Jaguar.
Vanessa Bárbara [Aí é luta, patuléia!], jornalista e escritora, é editora de A hortaliça.
João Moreira Salles [O Limbo não passa de um teologúmeno], documentarista e editor de piauí, dirigiu Entreatos, que será lançado em DVD no final de novembro.
Angeli [Satisfaction] é desenhista e colunista da Folha de S.Paulo. Wood & Stock ─ Sexo, orégano e rock’n’roll, o filme baseado em personagens que ele criou, continua a atrair multidões aos cinemas. Com os direitos autorais, Angeli ficará riquíssimo e poderá finalmente realizar seu maior sonho, comprar uma lancha.
Saulo Pereira de Mello [Tratado geral da goiabada], é escritor e diretor do Arquivo Mario Peixoto, no Rio de Janeiro.
Marcel Gotlib [O Porco], roteirista e desenhista de histórias em quadrinhos francês, edita a revista Fluide Glacial. Tradução de Luiz Eduardo Brandão, organizador da coleção Contistas e Cronistas do Brasil.
Chantecler [Os de sagitário não saberão que nada sabem] é um intelectual que duvida do poder dos astros sobre a espécie humana. Mas, como crê no sofrimento para a purificação da alma, abraçou com entusiasmo a função do profeta-por-um-mês. Quem acertar o seu nome ganhará uma assinatura de piauí. Dezenas de leitores escreveram à redação com palpites sobre quem encarnou Chantecler da edição de outubro. O mais votado foi Luis Fernando Veríssimo, seguido de Millôr Fernandes. Houve até quem achasse que o texto era da lavra de horoscopistas profissionais como Olavo de Carvalho e Arnaldo Jabor. A vencedora foi Letícia Carvalho, a única a crava que as previsões foram feitas pelo escritor Daniel Galera, autor do romance Mãos de cavalo.
Nelson Sargento [Cortina de fumaça], sambista no morro da Mangueira, Rio de Janeiro, compositor de “Agoniza mas não morre”, tem 82 anos.
ilustrações e desenhos: Andrés Sandoval, Elizabeth Jobim, Jaguar, Patrick Heddles, Paulo Pasta e Noel Rosa.