colaboradores

Memórias de um roqueiro parado no tempo

O impacto dos Rolling Stones num garoto brasileiro

Angeli: auto-retrato do artista que, se tudo der certo, comprará uma lancha
Angeli: auto-retrato do artista que, se tudo der certo, comprará uma lancha

Antonio Prata [How do you do, Dutra?] é escritor, publicou O inferno atrás da piaAs pernas da tia Corália.

Aureliano Biancarelli [Aula de Anatomia], é jornalista, autor da coletânea de reportagens Cirurgia em campo aberto.

Consuelo Dieguez [De elefante a formiga] é jornalista no Rio de Janeiro. Foto de Rogério Reis, que publicou os livros Na lonaRetratos de outono.

Edward Sorel [Jung], cartunista americano, é o criador da série Vidas literárias, da qual faz parte o perfil (baseado em fatos reais) do psicanalista suíço Carl Gustav Jung. Tradução de André Conti, também tradutor de Fagin, o judeu e O complô, de Will Eisner.

Jório de Barros [Ganhei a primeira cruz no meu bisturi] é cirurgião dos hospitais do Andaraí e da Polícia Militar, no Rio de Janeiro.

Marcos Sá Corrêa [O agente clandestino], editor de piauí, é jornalista, autor de Itatiaia ─ O Caminho das pedras. No final do ano, publicará Água mole em pedra dura.

Martins Amis [Os últimos dias de Muhammad Atta], escritor britânico, publicou no Brasil o romance Trem noturno e a coletânea Água pesada e outros contos. Tradução do escritor Rubens Figueiredo, autor do romance Barco a seco.

Hans Magnus Enzensberger [Poemas] nasceu na Baviera, em 1929. Escritor e editor, viveu na França, México, Estados Unidos, Itália, Noruega, Cuba, União Soviética e, desde 1979, mora em Munique. Seu último livro publicado no Brasil é Por onde tens andado, Roberto? Tradução do poeta e ensaísta Vinícius Dantas, organizador de Bibliografia de Antonio Candido/Textos de Intervenção.

Ivan Lessa [Esta Londres livre e trigueira] é jornalista e escritor radicado no Reino Unido. Acaba de ser publicada a edição comemorativa dos vinte anos de lançamento do seu livro de contos Garotos da Fuzarca. Ilustração de Jaguar.

Vanessa Bárbara [Aí é luta, patuléia!], jornalista e escritora, é editora de A hortaliça.

João Moreira Salles [O Limbo não passa de um teologúmeno], documentarista e editor de piauí, dirigiu Entreatos, que será lançado em DVD no final de novembro.

Angeli [Satisfaction] é desenhista e colunista da Folha de S.PauloWood & Stock ─ Sexo, orégano e rock’n’roll, o filme baseado em personagens que ele criou, continua a atrair multidões aos cinemas. Com os direitos autorais, Angeli ficará riquíssimo e poderá finalmente realizar seu maior sonho, comprar uma lancha.

Saulo Pereira de Mello [Tratado geral da goiabada], é escritor e diretor do Arquivo Mario Peixoto, no Rio de Janeiro.

Marcel Gotlib [O Porco], roteirista e desenhista de histórias em quadrinhos francês, edita a revista Fluide Glacial. Tradução de Luiz Eduardo Brandão, organizador da coleção Contistas e Cronistas do Brasil.

Chantecler [Os de sagitário não saberão que nada sabem] é um intelectual que duvida do poder dos astros sobre a espécie humana. Mas, como crê no sofrimento para a purificação da alma, abraçou com entusiasmo a função do profeta-por-um-mês. Quem acertar o seu nome ganhará uma assinatura de piauí. Dezenas de leitores escreveram à redação com palpites sobre quem encarnou Chantecler da edição de outubro. O mais votado foi Luis Fernando Veríssimo, seguido de Millôr Fernandes. Houve até quem achasse que o texto era da lavra de horoscopistas profissionais como Olavo de Carvalho e Arnaldo Jabor. A vencedora foi Letícia Carvalho, a única a crava que as previsões foram feitas pelo escritor Daniel Galera, autor do romance Mãos de cavalo.

Nelson Sargento [Cortina de fumaça], sambista no morro da Mangueira, Rio de Janeiro, compositor de “Agoniza mas não morre”, tem 82 anos.

ilustrações e desenhos: Andrés Sandoval, Elizabeth Jobim, Jaguar, Patrick Heddles, Paulo Pasta e Noel Rosa.

Leia também

Últimas Mais Lidas

STJ, novo ringue de Bolsonaro

Tribunal tem papel decisivo na crise entre presidente e governadores

Witzel a Jato 

Celeridade da Procuradoria da República contra governador do Rio surpreende na operação que expôs contratos da primeira-dama com um dos maiores fornecedores do estado

Esgares e sorrisos

Cinemateca Brasileira em questão

Sem prova nem lápis emprestado

Estudante brasileira em Portugal relata transformações na rotina escolar depois da epidemia de Covid-19

Na contramão do governo, brasileiros acreditam mais na ciência

Pesquisa inédita aponta que, durante a pandemia, 76% dos entrevistados se mostraram mais interessados em ouvir orientações de pesquisadores e cientistas

Médico no Rio se arrisca mais e ganha menos

Governo Witzel corta adicionais de insalubridade de profissionais que atuam contra a Covid-19 em hospital da Uerj

Maria vai com as outras #8: Ela voltou

Monique Lopes, atriz pornô e acompanhante, fala novamente com Branca Vianna, agora sobre seu trabalho durante a pandemia do novo coronavírus

Autor de estudo pró-cloroquina admite erros em pesquisa

Enquanto isso, maior investigação já realizada sobre a droga reitera que não há benefício comprovado contra Covid-19 e alerta para riscos

Mortos que o vírus não explica

Belém tem quase 700 mortes a mais do que o esperado apenas em abril; oficialmente, Covid-19 só matou 117

Mais textos
1

Dentro do pesadelo

O governo Bolsonaro e a calamidade brasileira

2

Mortos que o vírus não explica

Belém tem quase 700 mortes a mais do que o esperado apenas em abril; oficialmente, Covid-19 só matou 117

3

Autor de estudo pró-cloroquina admite erros em pesquisa

Enquanto isso, maior investigação já realizada sobre a droga reitera que não há benefício comprovado contra Covid-19 e alerta para riscos

4

Amazônia perto do calor máximo

Pesquisa inédita revela que, acima de 32 graus Celsius, florestas tropicais tendem a emitir mais carbono na atmosfera do que absorver

5

Nem limão, nem feijões: sem milagres contra a Covid-19

Ministério Público e polícia investigam “receitas infalíveis” contra o vírus

6

Médico no Rio se arrisca mais e ganha menos

Governo Witzel corta adicionais de insalubridade de profissionais que atuam contra a Covid-19 em hospital da Uerj

8

Uma biografia improvável

O que são vírus – esses parasitas que nos deram nada menos que 8% do nosso DNA

9

Lockdown à brasileira

Como estados e municípios usam estratégias de confinamento com prazos e métodos distintos contra a Covid-19

10

Foro de Teresina #101: Bolsonaro sob pressão

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana