A Revista piauí jogos
Podcasts
  • Todos os podcasts
  • Foro de Teresina
  • ALEXANDRE
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Sequestro da Amarelinha
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Praia dos Ossos
  • Praia dos Ossos (bônus)
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
piauí recomenda
Dossiê piauí
  • O complexo_SUS
  • Marco Temporal
  • Má Alimentação à Brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Perfil
  • Cartas de Glasgow
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado
  • Implant Files
  • Eleições 2018
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
Especiais
  • Projeto Querino
  • Versos Negros
Eventos
  • Encontros piauí 2025
  • piauí na Flip
  • Encontros piauí 2024
  • Festival piauí 2023
  • Encontros piauí 2023
Herald Vídeos Lupa
Minha Conta
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
Faça seu login Assine
  • -
  • A Revista
  • piauí jogos
  • Podcasts
    • Todos os podcasts
    • Foro de Teresina
    • A Terra é redonda (mesmo)
    • Sequestro da Amarelinha
    • Maria vai com as outras
    • Luz no fim da quarentena
    • Praia dos Ossos
    • Praia dos Ossos (bônus)
    • Retrato narrado
    • TOQVNQENPSSC
  • piauí recomenda
  • Dossiê piauí
    • O complexo_SUS
    • Marco Temporal
    • Má Alimentação à Brasileira
    • Pandora Papers
    • Arrabalde
    • Perfil
    • Cartas de Glasgow
    • Open Lux
    • Luanda Leaks
    • Debate piauí
    • Retrato Narrado
    • Implant Files
    • Eleições 2018
    • Anais das redes
    • Minhas casas, minha vida
    • Diz aí, mestre
    • Aqui mando eu
  • Especiais
    • Projeto Querino
    • Versos Negros
  • Eventos
    • Encontros piauí 2025
    • piauí na Flip
    • Encontros piauí 2024
    • Festival piauí 2023
    • Encontros piauí 2023
  • Herald
  • Vídeos
  • Lupa
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
  • Faça seu login
minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
Novas etiquetas para acervos de museus

    CRÉDITO: FAW CARVALHO_202

poesia

Novas etiquetas para acervos de museus

Edimilson de Almeida Pereira | Edição 199, Abril 2023

A+ A- A

CÂMERA SUPER-8

SEQUÊNCIA 1

nada se vê além de objetos

 

humilhados

depois de sua passagem o ciclone

ameaça

 

desde a fotografia

 

SEQUÊNCIA 2

o peso de um fruto sobre a cabeça

 

tirou a ciência

do sono

 

no sonho as iguanas dissecam

a metafísica

 

SEQUÊNCIA 3

a história não registra

os micropontos de luz: sem eles,

no entanto,

como ver o substantivo?

 

CORTE E MONTAGEM

o essencial dura uma cãibra.

 

 

HISTÓRIA DO RUÍDO

um homem conserta o portão

– ao abrir

a caixa de ferramentas

se desconcerta:

onde a chave?

a vida que se queria em forma?

 

é tarde, pelo andar da carruagem,

não se termina o serviço.

 

um homem a ferros não rende

o que um pássaro

faz pousado.

 

se abrisse a porta do arco-íris

quando

dorme        e não produz

beija

e desfaz as horas

detonaria o dique que o comporta.

 

 

LONG-PLAY

Double Fantasy. John Lennon & Yoko Ono.

Geffen Records, 1980

 

LADO A

o beijo fixado sob holofotes

era pose             não era este

em desejo

magnetizado

 

o casal à mercê do foco sobre

seus corpos

uma foto para mudar a moda

: talvez

o mundo sob o céu granulado

 

LADO B

por algum motivo – J. L. & Y.O. –

o disco e os livros ficaram lado

a lado

num sebo

: seria inverno não fosse ainda

o sol no peito

a mão acaricia o canto

em tempo outra vez de risco

 

era sábado quando no estúdio

se compôs a foto?

 

era um sopro – quem saberia?

 

 

DIANTE DA MÁSCARA DE UM DEUS SEM DEVOTOS

notas

os seres fantásticos

ainda são projeções da repulsa

e sedução

pelo desconhecido?

 

sentimos medo de ácaros gigantes

mas

a imagem

da mulher-borboleta vende de tudo

no metrô.

 

míopes, apostamos

na sorte para a sobrevida da espécie.

 

análise

no confronto entre a TECHNÉ

(que domestica o estranho

em forma de pixels)

 

e a NATURA

(onde exilaram os seres

infinitos)

 

geramos álibis para todos os crimes.

 

 

TEORIA-REALIDADE

no abraço do pai não te abraçam

corpos antigos.

como dizer isso

na celebração do clã?

 

o que era rijo nem é nuvem.

 

os pares estão aí para o que fazes?

não é desonesto

cavarem sob os próprios pés.

 

é o hábito

(não é) TRAIÇÃO.

 

ninguém sabe o que leem

os dedos

na loja de fotocópias

nem o que dança

o limpador de telhas.

 

o que dançavas, quando perdias

os ossos

na tempestade?

 

a tempestade que arrancou o teto

e libertou a paisagem.

Edimilson de Almeida Pereira
Edimilson de Almeida Pereira

É poeta, ensaísta e professor titular na Universidade Federal de Juiz de Fora. É autor, entre outros, de Melro (Editora 34), O Som Vertebrado (José Olympio) e A Morte Também Aprecia o Jazz (Luna Parque/Fósforo)

Leia Mais

poesia

Oito poetas da África

Uma usina criativa que segue a todo vapor

31 mar 2025_18h23
poesia

Forragem/Forage

... mas na vida, quando os sonhos de uma criança se incendeiam?

03 mar 2025_13h21
poesia

Ilusões de nuvens

Uma plantação de algodão imensa com ninfas néfeles

31 jan 2025_18h19
PIAUI_223
  • NA REVISTA
  • Edição do Mês
  • Esquinas
  • Cartuns
  • RÁDIO PIAUÍ
  • Foro de Teresina
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Praia dos Ossos
  • Praia dos Ossos (bônus)
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
  • ESPECIAIS
  • Eleições 2022
  • má alimentação à brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Igualdades
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado – Extras
  • Implant Files
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
  • HERALD
  • QUESTÕES CINEMATOGRÁFICAS
  • EVENTOS
  • AGÊNCIA LUPA
  • EXPEDIENTE
  • QUEM FAZ
  • MANUAL DE REDAÇÃO
  • TERMOS DE USO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • In English
    En Español
  • Login
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • Assine
Siga-nos

WhatsApp – SAC: [11] 3584 9200
Renovação: 0800 775 2112
Segunda a sexta, 9h às 17h30