minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

questões candentes

O que Leopold Bloom comeu no almoço em Ulisses?

Teste os seus conhecimentos literários e confira as respostas na próxima página

Roberto Pompeu de Toledo | Edição 18, Março 2008

A+ A- A

1. Que tempo fazia em São Petersburgo à época em que Raskolnikov, em Crime e Castigo, de Dostoievski, matou a velha usurária Alióna Ivánovna?

2. Qual era a marca, em A Montanha Mágica, de Thomas Mann, do charuto de preferência do dr. Behrens, o médico-chefe do sanatório Berghof?

3. Qual o nome verdadeiro (e completo) de Diadorim, personagem de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa?

4. De que nacionalidade era o médico que, em O Caminho de Guermantes, terceiro volume de Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust, o narrador recorda como um profissional canhestro, que se propunha a curá-lo de um severo ataque de asma com “absurdas inalações de essência de plantas”?

5. Em qual rua do Rio de Janeiro moravam Bentinho e sua vizinha Capitu, personagens de Dom Casmurro, de Machado de Assis, quando crianças?

18_questoescandentes2

6. Carlos da Maia e João da Ega, no final de Os Maias, de Eça de Queirós, correm atrás de um carro de transporte coletivo chamado por qual nome?

7. Com que nomes, em O Amante de Lady Chatterley, de D. H. Lawrence, Mellors e Constance apelidaram seus órgãos sexuais?

8. Quantos anos faria K, personagem de O Processo, de Franz Kafka, no dia seguinte àquele em foi pela primeira vez visitado pelos agentes da lei?

9. Quanto somavam, em Madame Bovary, de Flaubert, as dívidas que, contraídas por Emma, resultaram no seqüestro dos bens pertencentes a ela e ao marido?

10. Quantos carros tinha o personagem-título de O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald?

11. No que consiste, em Ulisses, de James Joyce, o almoço de Leopold Bloom?

12. Que produto é anunciado, no conto O Aleph, de Borges, em um novo cartaz fixado nos painéis da Plaza de la Constitución, no dia em que Beatriz Viterbo morreu?

13. Qual o nome da égua com que o conde Vronski participa da corrida descrita em Anna Karenina, de Tolstoi?

14. Como se chamam os dois asteróides descobertos, em sua atividade de astrônomo, pelo príncipe de Salina, personagem de O Leopardo, de Lampedusa?

15. A que horas da noite Julien Sorel, em O Vermelho e o Negro, de Stendhal, pegou na mão de Madame de Rênal pela primeira vez?

16. Como se chamava o hotel em Pamplona, no qual Jack Barnes e sua turma se hospedaram, em O Sol Também se Levanta, de Hemingway, para assistir às fiestas de touros?

17. Quantos tiros, em O Estrangeiro, de Camus, Meursault dispara contra o árabe que matou na praia?

18. A bordo de qual embarcação, estacionada no Tâmisa e impedida de avançar pelo movimento da maré, Marlow, em O Coração das Trevas, de Conrad, conta sua história?

19. Estatuetas de que deuses antigos, compradas por Susan (Sue) Bride-head, em Judas, o Obscuro, de Thomas Hardy, são destruídas pela mulher que a hospeda, sob a alegação de que eram ídolos pagãos?

18_questoescandentes3

20. Qual a marca do relógio com que, entre outros adereços e itens de vestuário, o primo parisiense Charles, em Eugenie Grandet, de Balzac, tanto impressionou os parentes provincianos?

21. Quais são, em Macunaíma, de Mário de Andrade, as últimas palavras de Venceslau Pietro Pietra, também conhecido como o Gigante Piaimã, antes de morrer, ao cair em uma panela fervente na qual se preparava o macarrão?

18_questoescandentes5

 

questões candentes_RESPOSTAS

1. Muito calor. “Sol forte” e “calor sufocante” são algumas expressões usadas no texto. A linha inicial do livro é: “Numa das tardes mais quentes do início de julho…”

2. São Félix – Brasil

3. Maria Deodorina da Fé Bettancourt Marins

4. Brasileira

5. Rua de Matacavalos, hoje Riachuelo

6. Correm atrás de um “americano”

7. John Thomas e Lady Jane

8. Trinta e um anos

9. Oito mil francos

10. Dois: um Rolls-Royce creme e uma Station Wagon amarela (esta atropelou Myrtle Wilson)

11. Sanduíche de gorgonzola e um copo de borgonha, no Davy Byrne’s Pub

18_questoescandentes4

12. “Cigarrillos rubios”

13. Fru-fru

14. Salina e Svelto

15. Dez horas

16. Hotel Montoya

17. Cinco, sendo os quatro últimos sobre o corpo já morto da vítima

18. Do iate de cruzeiro Nellie

19. Apolo e Vênus

20. Breguet

21. “Falta queijo!”

AVALIAÇÕES

SE ACERTOU.

TODAS AS 21 QUESTÕES: Extraordinário! Sua memória prodigiosa para os detalhes pode não ser ainda a de Funes, el memorioso, personagem de Jorge Luis Borges que não só recordava cada folha de cada árvore, como também da forma que haviam assumido a cada dia que as contemplara – mas com um pouco mais de treino pode chegar lá.

DE 15 A 20 QUESTÕES: Você tem amplo domínio dos detalhes dos romances. Em matéria de memória, talvez já possa disputar com clássicos citados no mesmo conto de Borges: Ciro, rei dos persas, que sabia chamar pelo nome cada um dos soldados de seus exércitos; Mitrídates Eupator, que administrava a justiça nos 22 idiomas de seu império; ou Metrodoro, que repetia com fidelidade o que escutara uma única vez.

DE 10 A 15: Você tem domínio ainda bastante bom dos detalhes. Provavelmente, sabe dizer no dia seguinte a uma festa com que roupa cada um dos convivas se apresentou, e talvez até quantos copos tomou, e de que bebida.

DE 5 A 10: Os detalhes começam a perder preeminência em sua mente. Ainda assim, você possivelmente é capaz de identificar diferenças entre as moças de biquínis nos anúncios de cerveja na televisão.

DE 1 A 5: Alguma coisa dos detalhes sua memória retém. Isso é preocupante.

ZERO: Parabéns! Há boa possibilidade de você ser do tipo que, ao desprezar os detalhes, sabe extrair o principal dos romances.

/////////

* Errata: Ao contrário do publicado na revista, a segunda ilustração é referente à obra A Metarmofose, de Franz Kafka, e não a O Processo, de mesmo autor.