colaboradores

Pausa para reflexão

O tempo presente, a vida que foi e o mundo futuro passados a limpo

Bill Mayer [Capa e ilustração de Chegada] é artista gráfico americano. Autor de uma série de selos para os Correios dos Estados Unidos.

John Cheever (1912–82) [Minha natureza atormentada], escritor americano e autor de 28 Contos de John Cheever, recentemente publicado pela Companhia das Letras. Os trechos do Diário desta edição são parte do livro The Journals of John Cheever © 1990 e 1991, de Mary Cheever, Susan Cheever, Benjamin Cheever e Federico Cheever. Tradução de Daniel Galera.

Randy Glasbergen [Cartuns] é cartunista americano e autor de Your Computer Thinks You’re an Idiot!, pela CCC Publications.

Fernando Gabeira [Recordação da casa dos vivos] é escritor, jornalista e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro. Publicou Manual dos Sobreviventes, pela Ibep Nacional, em 2010.



Jean-Louis de Lacerda Soares [A corrida que Fangio venceu sem correr], empresário e ex-piloto brasileiro, preside a Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional.

Dilma Rousseff [Diário da Dilma] é presidenta do Brasil. Seu ghost-writer é Renato Terra, repórter de piauí e codiretor (com Ricardo Calil) de Uma Noite em 67. Ilustrações de Caco Galhardo.

Raquel Freire Zangrandi [O Brasil é aqui] é repórter de piauí e produtora de cinema. Ilustração de Angeli.

Mario Sergio Conti [O colapso], diretor de redação de piauí, é coautor (com Ivan Lessa) de Eles Foram para Petrópolis e autor de Notícias do Planalto, ambos pela Companhia das Letras.

Alexandre Marchetti [A última palavra em matéria de pintura rupestre] é fotógrafo brasileiro radicado em Foz do Iguaçu.

Fábio Fujita [Sangue de amador] é repórter em São Paulo. Fotografia de Egberto Nogueira.

Zadie Smith [Quero ficar na geração 1.0], escritora inglesa, é autora de Sobre a Beleza, publicado no Brasil pela Companhia das Letras. Artigo publicado originalmente em novembro de 2010 na New York Review of Books. Tradução de Sergio Flaksman.

Álvaro Abós [Senhoras e senhores], escritor argentino, é autor de Kriminal Tango, publicado pela Alfaguara em 2010.

Eduardo Escorel [Jogo de espelhos], cineasta e ensaísta, dirigiu O Tempo e o Lugar e publicou Adivinhadores de Água, pela Cosac Naify. Ilustração de Caio Borges.

 

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.

Leia também

Últimas Mais Lidas

Onde há fumaça…

… há o Pantanal em chamas, um vírus disseminado e o abandono da cultura – as marcas do governo do capitão

A primeira onça

Biólogo relata dia a dia de expedição para rastrear felinos e mergulha em região do Pantanal onde a ameaça do fogo convive com um pedaço de natureza que ainda resiste

Vacina a jato

Contra a Covid-19, empresas e OMS analisam liberar produto com 60% de eficácia, mas pesquisadores debatem riscos éticos e sanitários

A Bíblia e a bala

Nas polícias, setores evangélicos pentecostais dão sustentação às posições mais radicais do bolsonarismo

No meio do fogo, entre o atraso e o retardante

Diante do avanço das queimadas no Pantanal, governo de Mato Grosso apela a produto químico de efeitos ainda desconhecidos no meio ambiente após longo tempo de uso

Mais textos
1

R$ 0,46 no tanque dos outros

Agora, caminhoneiros grevistas usam WhatsApp para defender queda da gasolina, de Temer e da democracia

2

A vida e a morte de uma voz inconformada

Os últimos momentos de Marielle Franco, a vereadora do PSOL executada no meio da rua no Rio de Janeiro sob intervenção

4

Ray Kurzweil e o mundo que nos espera

Uma entrevista com o inventor e futurólogo americano

5

90

7

Cientistas em rede

Em tempos de web 2.0, os pesquisadores interessados em interagir com colegas de todo o mundo com quem dividem os mesmos interesses acadêmicos têm à sua disposição uma série de plataformas para trocar informações sobre novos estudos e congressos. O ecossistema das redes sociais para cientistas está cada vez mais diverso. Entre serviços parecidos com o Facebook e portais para o compartilhamento de arquivos, tem opções para todos os gostos – inclusive para quem busca uma alma gêmea num laboratório.

9

Bolsonaro não queria sair da Santa Casa

A história de como a família do presidenciável dispensou o Sírio-Libanês, contrariou a vontade do candidato de ficar em Juiz de Fora e aceitou a proposta do tesoureiro do PSL de levá-lo para o Einstein

10

Military Fashion Week

Nelson Jobim übersexy e hiperbélico no the piauí herald