Preciso provar para essa gente que eu estava falando sério quando propus estocar vento ILUSTRAÇÃO: CACO GALHARDO_2015
Sardinha que dá nó em pingo d’água acaba de nadadeira amarrada
O que mais doeu foi perder o apoio da Dilma Bolada. Segundo a Abin, ela vai para a Rede Sustentabilidade
| Edição 110, Novembro 2015
1º DE OUTUBRO_Não aguento essa indefinição, está tudo no ar: o meu impeachment (ou impedimento, como vive me corrigindo o Aldo), o afastamento do Cunha, o rebaixamento do Vasco, as estampas étnicas para o verão. Difícil fazer qualquer planejamento. É duro ver a debandada dos aliados. O que mais dói é perder o apoio da Dilma Bolada. A Abin me disse que ela está indo para a Rede Sustentabilidade.
2 DE OUTUBRO_Que santo Apolinário de Ravena me perdoe: indiquei o rapaz do Cunha para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Perguntei: “O senhor conhece algum cientista brasileiro?” Ele pensou, pensou, e arriscou: “Aquele Oswald de Andrade que fazia as contas da loteria esportiva.” É Oswald de Souza, mas deixa pra lá. “E gosta de tecnologia?”, quis saber. Ele puxou uma mandioca do bolso e afirmou: “Isso ainda desbancará o iPhone.” Me deu um fiozinho de esperança.
3 DE OUTUBRO_Uma confissão: sumi com dez ministérios, mas queria mesmo era ter limado o cargo de vice-presidente. Perdi a paciência com a polidez do Temer. A cada dia que passa ele se parece mais com a serpente do paraíso. Sibila, sibila, e na hora agá, nheco.
4 DE OUTUBRO_Foi um tiro n’água esse negócio de reduzir meu próprio salário. Vou ter que fazer pedaladas para poder pagar o Kamura. Sardinha que dá nó em pingo d’água acaba de nadadeira amarrada.
Dei autonomia para a Polícia Federal investigar por que a mulher do Eduardo Cunha tem aqueles olhos arregalados.
5 DE OUTUBRO_O primeiro compromisso dessa segunda-feira foi uma reunião com Jaques Wagner. Que voz maviosa! Confesso que gostava do Mercadante: voluntarioso, incorruptível e totalmente inadequado para a prática política. A gente se entendia. Jaquito é mais difícil de ler, aqueles olhos de poço guardam mistérios. Mercadante é um cão mastim, Jaquito é um gato angorá. Ronronando, explicou-me que, se dei autonomia à Polícia Federal, é justo que estenda o benefício à Casa Civil. Sei não.
6 DE OUTUBRO_Os urubus não param de me atazanar por causa dessa proposta de estocar vento. Comecei a juntar informações para jogar na cara deles. Descobri que em Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado, havia pastéis de vento. Liguei pro rapaz do Cunha no MCTI: “Anota aí. Novo projeto de governo: estocar vento em pastéis!” Me aguardem!
7 DE OUTUBRO_E o TCU rejeitou minhas contas. Vontade de mandar um “pedala, Robinho” no quengo daquele Augusto Nardes.
8 DE OUTUBRO_Estou querendo fazer um laser no rosto. Custa uma baba, mas diz que dá uma segurada legal. A Erenice fez e até deu uma melhorada mesmo.
9 DE OUTUBRO_Partiu Colômbia para reuniões com empresários. Andei treinando meu espanhol com o Wagner Moura.
11 DE OUTUBRO_O Brahma é um pândego mesmo. Anda espalhando por aí que foi contatado por Hollywood. Vai estrelar a continuação de Prenda-me Se For Capaz.
Nota mental: descobrir em que ministério eu meti o Aldo dessa vez.
12 DE OUTUBRO_Hoje é Dia das Crianças e nunca é demais relembrar que, sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás. Por mais que ninguém entenda, isso continua sendo muito importante.
13 DE OUTUBRO_Até a Xuxa está me criticando agora. Consegui o impossível: politizei a classe dos apresentadores de programa infantil.
14 DE OUTUBRO_Jaquito veio me informar que Aldo Rebelo está na Defesa. Veja só. Um comunista albanês cuidando das Forças Armadas. De duas uma: ou vamos finalmente fazer a revolução ou – o que é mais provável – teremos mais uma comprovação de que, se Marx fosse brasileiro, já teria empregado toda a parentela na gráfica do Senado.
15 DE OUTUBRO_Assim não dá. Passo horas liberando cargos para amenizar a crise, e quando saio da reunião topo com uma crise nova. Estou presa nesse círculo vicioso, pior que o Dia da Marmota. Pra quebrar a rotina, convidei a moçada do vôlei de praia para almoçar comigo. Fiz uma coisa bem informal pra ver se eles vêm de shorts.
17 DE SETEMBRO_Quando o Juscelino decidiu transferir a capital, por que não escolheu os arredores de Estocolmo? Seria tão chique despachar daqui. Ia poder usar estola durante o trabalho, casaco de zibelina para dar posse a ministro. As conversas com os movimentos sociais seriam sempre em voz baixa, em torno de chávenas de chá, e todos os sindicalistas teriam cara de núcleo rico de novela. O Rui Falcão citaria Strindberg no original e nunca, nunca, falaria em “fazer a disputa política”. E o Brahma não seria um problema. Aqui é frio pacas, ele passaria a vida em Ibiza.
20 DE OUTUBRO_Estava curtindo uma sauna na Finlândia quando soube que aquele pústula do Cunha veio bater boca comigo pela imprensa. Nem liguei. Sauna aqui é mista e tem cada nórdico que nem te conto. Tirei uma foto e mandei pra Ideli.
21 DE OUTUBRO_Ideli devolveu um selfie no Cirque du Soleil. Ela aproveitou um feriado lá nos States para dar uma esticadinha até Las Vegas. Diz que Washington é ótima por causa dos outlets, mas para a vida cultural o negócio é Las Vegas mesmo. Bom saber que ao menos um brasileiro está realizando o sonho da ascensão social.
22 DE OUTUBRO_De volta ao Brasil, corri para o divã do Jaquito. Tive uma iluminação: ainda estou na Fase do Espelho e nunca deixei de ser ministra da Casa Civil do Lula. Jaquito exigiu que eu separasse, de um lado, meu ego, e do outro, a Dilma simbólica. Passei a chamá-lo de Jacques Lacan.
Verdade seja dita: ainda tenho muito a aprender com os tucanos. Devia ter feito como o Alckmin e colocado as pedaladas sob sigilo. Ainda dá tempo de pedir boca de siri para a previsão de crescimento dos próximos anos?
23 DE OUTUBRO_Confirmaram minha presença na cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015. Saudades da rainha Silvia.
24 DE OUTUBRO_Liguei para a Bela Gil e perguntei se poderia substituir o Eduardo Cunha por tofu.
25 DE OUTUBRO_Fiz mais uma besteira. Fiquei grudada na televisão para ver Mister Brau. Emendei no Jornal da Globo e passei a noite tendo pesadelos com o William Waack anunciando o fim do mundo e o meu impeachment. Acordei péssima! E num bad hair day. Isso deve ser praga da Míriam Leitão.
26 DE OUTUBRO_Esses manifestantes coxinhas perderam a mão. Hostilizar o Suplicy é péssimo. Ele devia ter ficado impassível e, logo que a moça se aquietasse, disparado um discurso sobre o Renda Mínima. Queria ver se o movimento não esvaziava.
27 DE OUTUBRO_Sugeri que o Haddad fechasse a Paulista nessa terça-feira, a partir das 17 horas, para comemorar o aniversário do Lula. Mas o gato fez que não ouviu.
Ainda bem que o Brahma adora uma festa. Fui embora às cinco da matina. Havia poucas pessoas no salão do play quando a banda começou a tocar o tema do Titanic no violino. Meus olhos ficaram marejados com o simbolismo daquilo tudo.
Leia Mais