colaboradores

Sobre vivos e mortos

O ano começa com alegrias e tristezas, ricos e pobres, jovens e velhos

Bronzino [Capa] é pintor florentino. Para piauí, trabalhou em colaboração com…

Miguel Parisi [Capa], estudante gaúcho cujo hobby é o Photoshop. Manipulação de imagem sobre o quadro Retrato de Andrea Doria como Netuno, de Bronzino (1503–72), apelido de Agnolo di Cosimo. O quadro, que pertence à Pinacoteca de Brera, em Milão, está em exposição no Palazzo Strozzi, em Florença. 

Arthur Nestrovski [De harpas e bagagens], compositor, violonista e crítico literário e musical, é diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Nuno Manna e Caio Borges [Cartuns e pérolas de sabedoria]. Nuno Manna é jornalista em Belo Horizonte e Caio Borges é ilustrador.

Luiz Maklouf Carvalho [A baleia branca de Rodolfo Landim] é repórter de piauí e coautor de Vultos da República, da Companhia das Letras.

Colm Tóibín [Irlanda: o preço da felicidade, o custo da desgraça] escritor irlandês, é também jornalista e ensaísta. Publicou Mães e Filhos pela Companhia das Letras. Texto escrito a pedido de piauí. Tradução de José Geraldo Couto.

Marcos Caetano [O taxista carioca] é comentarista dos canais ESPN e colunista do Estado de S. Paulo. Ilustração de Reinaldo Figueiredo.

Clara Becker [Ouvindo os mortos] é repórter de piauí.

Cristina Tardáguila [Sinais interiores de riqueza] é repórter de piauí.

Paula Scarpin [Gurizinho vira ídolo] é repórter de piauí.

Adam Zagajewski [Em defesa dos adjetivos], poeta, ensaísta e romancista polonês, publicou Another Beauty, sem edição no Brasil. Tradução de Rubens Figueiredo.

David Remnick [Curtindo adoidado] é autor de A Ponte: Vida e Ascensão de Barack Obama, da Companhia das Letras, e editor da revista The New Yorker, na qual este artigo foi originalmente publicado. Tradução de Pedro Maia Soares.

Caco Galhardo [Michael Dahlgren, pegador de bolinhas] é cartunista e autor da tirinha Os Pescoçudos, na Folha de S.Paulo.

Eduardo Escorel [Quieto apocalipse] é cineasta. Dirigiu O Tempo e o Lugar. Publicou Adivinhadores de Água, pela Cosac Naify.

Chris Ware [Tempo], quadrinista americano, publicou Jimmy Corrigan: o Menino Mais Esperto do Mundo, da Companhia das Letras.

 

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.