cartas

Tiranos e psicopatas

Os leitores comentam o perfil de Mangabeira Unger e notam que a altura de Stalin está errada

POL POT VEM AÍ

A capa da edição de agosto é simplesmente nauseabunda. Pelo andar da carruagem, Pol Pot não tardará.
EURICO DAS NEVES JUNIOR_SÃO PAULO, SP

 

IMPERDOÁVEL

A capa de piauí_11 mostra Stalin um pouquinho mais alto que Mao. Na vida real, o líder chinês tinha 1,80 metro de altura, enquanto sua contraparte soviética, mero 1,65 metro!
JESUS LEONG_MANAUS, AM



 

DÓLARES PIAUIENSES

Mangabeira Unger é levado do Brasil, rala pra chegar, com 25 anos, a Ph.D. em uma das três mais famosas universidades do mundo, se preocupa com seu país, procura lideranças com as quais implementar algumas de suas idéias e é considerado culpado por isso. Falando português com sotaque, de inteligência privilegiada, e ainda vindo dos Estados Unidos, só pode mesmo é ser crucificado pela esquerda festiva ou etílica. A piauí não deve entrar nesse jogo. Congratulations como dizem lá no Piauí. Também padeci nos States para me formar e voltar com alguns diplomas e few dólares.
MÔNICA SERRA_CUIABÁ, MT

 

RODANDO A BOLSA

O perfil de Mangabeira Unger saiu justamente quando o presidente menospreza e faz insinuações de que quem estuda fora ─ com bolsa ou não ─ é elite. Assim não há quem dê jeito.
JOTA ALVES_CHAPADA DOS GUIMARÃES, MT

 

ARMÁRIO

É impressão minha, ou vocês assumiram o papel “ninho dos tucanos”?
JAMES WILLIAM GOODWIN JR_BELO HORIZONTE, MG

NOTA DA REDAÇÃO: ainda não saímos do armário. Aguarde, será uma surpresa…

 

GORJETA

Ao invés de ficar nessa atitude arrogante do cara que não tem nada com isso, FHC deveria fazer uma oposição responsável. Ou acha que vai entrar para a história como? Dando palestras a 40 000 dólares?
PAULO DE TARSO DISCA_SÃO PAULO, SP

 

CANSEI

Ainda bem que o presidente da Philips, Paulo Zottolo, disse O Piauí!
GUILHERME ANDRADE ABREU_BELO HORIZONTE, MG

 

JÁ ACABOU

Hoje é dia 14 e minha piauí de agosto já foi lida de cabo a rabo. Muito tempo livre? Difícil. Professora em tempo integral, me divido em três empregos e ainda tenho namorado e gato para cuidar. Estaria a revista ficando mais curta? Não, eu contei as páginas, 78, mais que a edição anterior. O provável é que a revista esteja só ficando mais interessante. Alguns anúncios a mais? É verdade, mas eu quero mesmo é que vocês ganhem dinheiro, meninos.
PAULA RENATA BORGES_SÃO PAULO, SP

NOTA DA REDAÇÃO: nós também, menina.

 

CONDIÇÕES ZERO

O nosso ministro da Saúde ou é desinformado sobre a realidade brasileira ou espertamente está distribuindo factóides para aparecer. Acho que, quando mal consegue diminuir a desnutrição, o Estado brasileiro não está em condições de fazer abortos. Essa não é uma questão religiosa, é uma questão de coerência. Faria melhor o senhor ministro se procurasse distribuir preservativos e anticoncepcionais, e educar a população. Vamos deixar de demagogia.
REGINA MACHADO VOLPATO_PATO BRANCO, PR

 

BOMBOM QUARENTÃO

Sabe aquele bombom da caixa que você deixa para comer por último? Pois bem, foi o que me ocorreu quando comprei a edição com o texto sobre os 40 anos do Sgt. Pepper’s, dos Beatles. Li toda a revista nas poucas horas vagas (sou estudante de medicina da Universidade Federal do Piauí, em Teresina), mas deixando o melhor para o final. Passados dois meses, debrucei-me sobre o artigo. Não bastou somente ler. Li ao mesmo tempo que ouvia faixa a faixa. Lia e ouvia.
ANTÔNIO C. B. DE DEUS_TERESINA, PI

 

PARAFUSO

Fiquei intrigada com a idéia de doar minhas revistas já lidas ao consultório de psiquiatria de uma amiga. Sugeri que colocasse na sua sala de espera e pensei estar fazendo uma enorme contribuição. Surpresa: ela se recusou e disse que só eu consigo ler tal revista. Será que preciso de uma consulta em tal “consultório”? Se ficar curada é deixar de ler piauí, prefiro minha insanidade!
LUCIANE ROSSI_SÃO PAULO, SP

 

TIRANOSSAURO

Dar espaço a Tariq Ali é abusar da bílis do leitor. Ele tem a coragem de dizer que violência na Venezuela é obra exclusiva da oposição (e as milícias chavistas?), que é legítimo fechar a emissora RCTV (mas “ele e seus seguidores não são vingativos”) e que a Venezuela totalitarista, repressora, fascista de Chávez faz parte do “eixo da esperança”. Só faltou dizer que a humanidade deve se prostrar agradecida diante de líder de tal envergadura e aplaudir quando abraça outro prócer da paz, um certo Ahmadinejad.
ROBERTO ELISABETSKY_SÃO PAULO, SP

Leia também

Últimas Mais Lidas

Marcadores do destino

Marcadores presentes no sangue podem aumentar ou diminuir os riscos do paciente infectado pela Covid-19 em desenvolver casos graves da doença

De puxadinho da Universal a queridinho da direita

No espaço deixado pelo PSL, Republicanos dobra número de prefeitos e se torna partido com mais vereadores eleitos em capitais

Foro de Teresina #128: As urnas, o racismo e o vírus

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Teatro político

Ricardo Nunes, vice da chapa de Bruno Covas, faz encontro em teatro que recebeu repasse de 150 mil reais autorizado pela prefeitura de São Paulo

Confiança no SUS tem crescimento recorde na pandemia

Pesquisa inédita do Ibope mostra que, em 2020, a população passou a confiar mais em quase todas as instituições – menos no presidente e seu governo

Virada eleitoral: missão (im)possível?

Só uma em cada quatro disputas de segundo turno teve reviravolta em relação ao primeiro nas últimas seis eleições municipais

Mais textos
3

Na cola de quem cola

A apoteose da tecnologia e o adeus aos estudos

7

A Arquiduquesa da canção e do escracho

Algum jovem, bem jovem mesmo, que por ventura me leia neste momento, não há de saber quem foi “Araca, a Arquiduquesa do Encantado”, estou certa? Assim era chamada a cantora favorita de Noel Rosa e tantos outros, a super Aracy de Almeida. Mulher absolutamente singular em sua figura e trajetória.

8

Janelas para o passado

Vêm da Inglaterra iniciativas interessantes lançadas na internet esta semana que ajudam a entender melhor duas civilizações antigas. Um projeto disponibiliza na rede fragmentos de papiros egípcios da época da ocupação grega, incluindo textos de Platão, Heródoto e Epicuro, e convida os internautas para ajudar a decifrá-los. Foi inaugurada também uma biblioteca digital de manuscritos de Avicena e outros nomes da medicina árabe do período medieval.

9

Miriam

Miriam, a mulher com um problema na garganta

10

PMDB decide apoiar Obama e Raúl Castro

"Abaixo o capitalismo e o socialismo! Viva o fisiologismo!", discursou Temer