A mudança do clima estará no centro da conversa com o engenheiro florestal Tasso Azevedo durante a Maratona Piauí Serrapilheira. Azevedo é coordenador de uma iniciativa que calcula anualmente as emissões brasileiras dos gases do efeito estufa, causadores do aquecimento global. Criado pelo Observatório do Clima, uma coalizão de organizações não governamentais, o projeto propõe divulgar seus resultados de maneira transparente, em paralelo ao cálculo feito pelo governo.
Azevedo coordena também o MapBiomas, um projeto que monitora de forma independente o desmatamento em todos os biomas do Brasil. Com o suporte de ferramentas do Google, a iniciativa reúne uma rede colaborativa de especialistas de diferentes áreas que usam imagens de satélite para gerar mapas de cobertura vegetal e uso da terra em todo o país.
O engenheiro florestal entende de desmatamento como poucos no país. Foi fundador e diretor executivo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, arquiteto do Fundo Amazônia e um dos coordenadores do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal.
Tasso Azevedo é consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima e assina colunas no jornal O Globo e na revista Época Negócios.
Conheça mais sobre trabalho do pesquisador nesta que é a primeira edição da Maratona Piauí Serrapilheira.
Assinantes piauí, associados ao Instituto Serrapilheira, bolsistas de centros de pesquisa, estudantes e professores pagam meia-entrada.
O ingresso inclui almoço e pode ser parcelados em até 10 vezes no cartão de crédito.