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O testamento de Jean Genet

Jean Genet foi o autor maldito por excelência da primeira metade do século XX. Nascido de pai desconhecido, abandonado pela mãe aos sete meses, criado no orfanato, Genet, ? homossexual declarado numa época em que opções sexuais eram ocultas, ? fez todo tipo de biscates, passou pelo reformatório e acabou preso, já adulto, por vários pequenos roubos e crimes.

Com esse perfil, dificilmente teria chegado a qualquer destaque, não fosse seu fabuloso gênio literário, que cedo chamou a atenção de luminares como Jean Cocteau e muitos outros intelectuais franceses, que também manifestaram intensa admiração por sua poesia, suas peças de teatro e seus romances.

| 19 jun 2012_12h41
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Jean Genet foi o autor maldito por excelência da primeira metade do século XX. Nascido de pai desconhecido, abandonado pela mãe aos sete meses, criado no orfanato, Genet, ? homossexual declarado numa época em que opções sexuais eram ocultas, ? fez todo tipo de biscates, passou pelo reformatório e acabou preso, já adulto, por vários pequenos roubos e crimes.

Com esse perfil, dificilmente teria chegado a qualquer destaque, não fosse seu fabuloso gênio literário, que cedo chamou a atenção de luminares como Jean Cocteau e muitos outros intelectuais franceses, que também manifestaram intensa admiração por sua poesia, suas peças de teatro e seus romances.

Jean-Paul Sartre ? de tão impressionado com as circunstâncias e o talento avassalador de Genet, ? chegou a escrever um ensaio de 500 páginas a seu respeito, intitulado “São Genet, ator e mártir”, publicado em 1952, quando Genet tinha 42 anos.

Genet vivia como nômade, e numa de suas muitas peregrinações pelo mundo, já famoso, esteve no Brasil nos anos 1970 para acompanhar a montagem de uma peça sua por Ruth Escobar. Esta chegou a revelar mais tarde, a um de seus biógrafos, que o escritor, hospedado em sua casa em São Paulo, pulava de manhã na cama apenas para bater papo, “com os pés cheirando a ”.

O documento reproduzido nesta página é o testamento manuscrito que Genet fez em agosto de 1964. Um documento sucinto e breve para alguém cujo único bem era sua obra e os direitos de autor:

“Este é meu testamento, que anula os testamentos anteriores:

Deixo a totalidade de meus direitos literários, cinematográficos, teatrais, enfim, todos os direitos relativos à minha obra ao senhor Ahmed Lahoussine.

Peço à senhora Monique Lange e ao senhor Juan Goytisolo de encarregarem-se da estrita observância do meu testamento.

Peço a senhora Rosika Colin e ao senhor Flechtman para passar todos os meus direitos ao senhor Ahmed Lahoussine”.

Genet assinou e Monique Lange ? com quem ficou este documento ? serviu de testemunha.

Genet estava então encantado por um rapaz de origem norte-africana, Ahmed Lahoussine, e resolveu, como não tinha nenhum parente, deixar-lhe o que tinha de mais valioso. Genet, que só viria a falecer 25 anos mais tarde, em 1989, mudou mais tarde seu testamento, que continuou a favorecer Ahmed, mas não mais exclusivamente. Não se conhece o quanto Ahmed sabia das intenções de Genet, mas o fato é que após a morte do escritor, num modesto hotel parisiense, o amigo preparou o enterro de seu protetor num pequeno cemitério no Marrocos, e foi dos poucos presentes na breve cerimônia de seu sepultamento.

Monique Lange conservou o documento em seus arquivos até sua morte, no início deste século, quando seus papéis foram leiloados em Paris.

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