minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Operadoras faturam mais com esgoto em Alagoas que em São Paulo

Camille Lichotti e Renata Buono | 12 jan 2023_09h32
A+ A- A

O valor faturado pelas operadoras de saneamento nem sempre é sinal de melhora na estrutura da rede de esgoto. Mesmo tendo uma das menores coberturas do país, em Alagoas o faturamento é maior que a média nacional. No estado nordestino, operadoras de saneamento faturam 5,57 reais por cada m³ de esgoto. Em São Paulo, estado que tem o custo de vida mais elevado do país, a tarifa média de faturamento é de 3,72 por m³. Isso significa que, em um ano, as empresas de Alagoas faturam 264 reais por habitante para operar a rede de esgoto – quase o dobro do que é faturado em São Paulo, 176 reais.

Os cálculos foram feitos com base nos dados do SNIS, levando em conta a produção individual de esgoto de uma residência de padrão médio.

Um diagnóstico do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado em dezembro passado, mostra que o déficit de acesso aos serviços de água e esgoto na região Norte e Nordeste, por exemplo, é maior do que a proporção de recursos investidos. Nesta semana, o =igualdades destrincha a tragédia do saneamento no Brasil. Leia o texto completo aqui.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí