Igualdades

Pandemia sem água na torneira

Amanda Rossi e Renata Buono
27jul2020_10h36

Para 9,6 milhões de casas brasileiras, a recomendação de lavar as mãos para evitar o coronavírus não é trivial. São casas que não estão ligadas à rede de água, segundo a última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, do IBGE. O número corresponde a todas as casas dos estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco, juntos. Outras 34 milhões de residências não têm esgoto, o que equivale a metade das casas do país. Sem saneamento adequado, os brasileiros ficam mais doentes. O país registra 342 mil internações hospitalares por doenças que poderiam ser evitadas se houvesse pleno acesso a água e esgoto. Esta semana, o =igualdades retrata as condições de saneamento do país.

No Brasil, uma de cada sete casas não está ligada na rede de água. No total, são 9,6 milhões de residências sem água na torneira – equivalente aos estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco, juntos.

O Nordeste concentra 5 de cada 10 das casas não ligadas à rede água. Em seguida, está o Norte, com 3 de cada 10. O Sudeste tem 1 de 10. Sul e Centro-Oeste dividem o restante.

Estar ligado à rede de água não significa poder ligar a torneira a qualquer hora. De cada 5 municípios com abastecimento de água, 1 enfrentou racionamento – a maior parte deles devido a seca ou estiagem.



O Brasil desperdiça muita água. A cada 10 litros captados, 4 ficam pelo caminho, em vazamentos diversos. Apenas os 6 litros restantes chegam às torneiras das casas brasileiras.

A situação do esgoto é mais grave. No país, 34 milhões de casas não estão ligadas à rede de esgoto. Isso equivale a metade das residências do país.

A cobertura de esgoto em São Paulo é 30 vezes a do Pará. Enquanto em São Paulo 92% das casas têm acesso a esgoto, no Pará são apenas 3%.

Além da falta de água e esgoto, o Brasil lida com a precariedade das habitações. Entre 100 brasileiros, 3 vivem em casas sem um banheiro exclusivo para a família, precisando recorrer a banheiros de terceiros ou mesmo a outras soluções.

O Brasil tem um alto número de internações por doenças provocadas por saneamento inadequado. Foram 342 mil em 2016, último ano com dados disponíveis. É mais do que as internações por acidentes de trânsito no SUS. Para cada 10 pessoas internadas por saneamento inadequado, o SUS internou outras 6 pessoas por acidentes de trânsito.

 

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Amanda Rossi (siga @amanda_rossi no Twitter)

Jornalista, trabalhou na BBC, TV Globo e Estadão, e é autora do livro Moçambique, o Brasil é aqui

Renata Buono (siga @revistapiaui no Twitter)

Renata Buono é designer e diretora do estúdio BuonoDisegno

leia mais

Últimas Mais Lidas

Foro de Teresina #113: Bolsonaro fura o teto

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Agonia da Cinemateca Brasileira

Desgoverno atual da República não nos anima a ter esperanças

Vacina, pressa e propaganda

No Brasil, governos prometem vacinação em massa contra Covid-19 para logo, mas laboratórios programam terminar fase de testes entre outubro de 2021 e novembro de 2022 

Compras que desmancham no ar

Durante a pandemia, denúncias de golpes em falsos leilões virtuais aumentam nove vezes em relação ao semestre anterior

Reciclando a estrada alheia

Redes bolsonaristas usam fotos antigas para atribuir ao governo Bolsonaro obras de outras gestões

A tropa de choque de Bolsonaro

Pesquisa inédita traça perfil de policiais que, em postagens públicas nas redes, defendem ideias como fechamento do Supremo e do Congresso

Uma floresta mais perto do fim

Audiência pública virtual para discutir o autódromo que destruirá Floresta do Camboatá volta a ser permitida pela Justiça na reta final

Foro de Teresina #112: A metamorfose de Bolsonaro

podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

O Minotauro da fronteira 

Como um dos chefes do PCC deixou um rastro de mortes e corrupção no Paraguai

Mais textos
4

Deus e o Diabo estão nos detalhes

Notas sobre a importância do desimportante

6

A Terra é redonda: O mundo dá voltas

Os terraplanistas estão se aproximando do poder: chegou a hora de falar deles

7

Depois do atentado

Como a morte de Marielle Franco mudou nossas vidas

9

O bigode da modernidade ataca novamente

As peripécias manhosas do brônzeo estadista que veio do Maranhão e não largou a rapadura

10

Uma biografia improvável

O que são vírus – esses parasitas que nos deram nada menos que 8% do nosso DNA