O portal Poder360 e a piauí realizarão em 18 de setembro, a partir das 10 horas, um debate com cinco candidatos à Presidência da República. O encontro ocorrerá no YouTube Space, no Rio de Janeiro, e será transmitido ao vivo pelos canais da piauí e do Poder360 no YouTube. Outros sites de notícia, as páginas dos partidos e dos candidatos e demais interessados poderão transmitir o evento simultaneamente.
Representantes dos pré-candidatos das campanhas do PDT, PSDB, PSL, Rede Sustentabilidade e PT firmaram compromisso de participar do debate em reunião com jornalistas do Poder360 e da piauí nesta quinta-feira (19). As regras serão detalhadas pelas partes nas próximas semanas.
O debate será o primeiro transmitido pelo YouTube no Brasil voltado exclusivamente para a internet. O canal de vídeos já hospedou eventos semelhantes, mas em parceria com veículos de comunicação tradicionais. O evento da internet, por não envolver concessões públicas de canais, dispensa a obrigação de que se sigam as regras impostas pela Legislação Eleitoral, como ocorre no caso de emissoras de rádio e tevê.
No caso do debate em streaming, que terá a responsabilidade editorial da piauí e do Poder360, prevalecerão critérios jornalísticos sobre as regras da Justiça Eleitoral. A opção de convidar apenas cinco presidenciáveis favorece o confronto de ideias e permite que o eleitor aprofunde seu conhecimento sobre os candidatos e suas propostas. Haverá perguntas de jornalistas, candidatos confrontando adversários diretamente, questionamentos de youtubers e limites de tempo mais flexíveis para que cada um faça perguntas e responda.
Os participantes foram definidos com base no desempenho das principais pesquisas de intenção de voto. No caso do PT, considerou-se o percentual de intenção de votos de Luiz Inácio Lula da Silva (que cumpre pena em razão de condenação na Lava Jato) e o potencial de transferência de voto do petista para eventual substituto na corrida presidencial. Tem-se a expectativa de que até a data do debate o representante do PT já esteja definido.
*
Atualização em 10.09:
O debate organizado pela piauí e pelo Poder360 entre os mais bem colocados candidatos a presidente e que seria transmitido pelo YouTube foi cancelado pelos organizadores após o atentado contra Jair Bolsonaro.
Os organizadores mantêm o interesse de realizar o debate no segundo turno, com as mesmas regras e formato inovadores.