minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Festival Piauí GloboNews de jornalismo

Programação

No festival, jornalistas estrangeiros e brasileiros conversarão sobre algumas das experiências mais originais do jornalismo contemporâneo. A venda de ingressos já começou.

25jul2014_14h53

No festival, jornalistas estrangeiros e brasileiros conversarão sobre algumas das experiências mais originais do jornalismo contemporâneo. A venda de ingressos já começou.

Sábado (15 de novembro): 10:00 Laura Zommer – Chequeado (Argentina) | 14:00 Andrei Scheinkman – 538 (Estados Unidos) | 16:00 Max Fisher – Vox  (Estados Unidos) | 18:00 Pamela McCarthy – Revista The New Yorker (Estados Unidos) ESGOTADO

Domingo (16 de novembro): 10:00 Evan Ratliff – Atavist (Estados Unidos) | 14:00 Carlos Dada – El Faro (El Salvador) | 16:00 Stephen Engelberg – ProPublica (Estados Unidos) | 18:00 Nikil Saval – n+1 (Estados Unidos) ESGOTADO

Sábado + Domingo (combo)* ESGOTADO
*Não inclui o almoço

Almoço de sábado (vendido separadamente): 12:00 João Moreira Salles conversa com Fernando Henrique Cardoso ESGOTADO

Almoço de domingo (vendido separadamente) 12:00 Daniela Pinheiro conversa com Antonio Carlos de Almeida Castro, o advogado Kakay ESGOTADO

Local: Colégio Dante Alighieri (fotos e mapa aqui)

Caso tenha alguma dúvida ou problema, entre em contato pelo email festivalpiaui@revistapiaui.com.br

Confira abaixo a programação completa

Dia 15/11 – Sábado

10:00

Laura Zommer – (Argentina)

Jornalista e diretora executiva do Chequeado.com, da Argentina. O site de jornalismo independente é o primeiro da América Latina a fazer checagem diária de declarações públicas dos políticos argentinos utilizando redes sociais e jornalismo de dados. Laura é professora de direito à informação na Universidade de Buenos Aires. (Saiba mais aqui)

Mediação: Cristina Tardáguila (editora do blog Preto no Branco do jornal O Globo) e Consuelo Dieguez (repórter da revista piauí)

14:00

Andrei Scheinkman 538 (Estados Unidos)

Editor-assistente e diretor de dados e de tecnologia do site 538, fundado pelo jornalista e estatístico Nate Silver, conhecido por ter previsto o resultado das eleições americanas em 2008 fazendo pesquisa e interpretação de dados. Scheinkman trabalhou no New York Times, na equipe de notícias interativas, e no Huffington Post, do qual foi editor de análise de dados e de estatísticas. (Saiba mais aqui)

Mediação: Daniel Bramatti (Integrante do Estadão Dados, núcleo de jornalismo de dados do jornal O Estado de S.Paulo) e Rafael Cariello (repórter da revista piauí)

16:00

Max Fisher – Vox (Estados Unidos)

Diretor de conteúdo do Vox, site de jornalismo de contexto que explica com riqueza de detalhes os grandes temas em pauta na imprensa. Com sede em Washington, o site utiliza uma ferramenta dinâmica de publicação, o Chorus, que permite aos editores e repórteres editarem e ilustrarem matérias, além de interagirem com os leitores e as redes sociais. Max Fisher editava um blog sobre política externa no jornal The Washington Post. (Saiba mais aqui)

Mediação: Fernando Rodrigues (Colunista de política do UOL e comentarista da rádio Jovem Pan) e Bernardo Esteves* (repórter da revista piauí)

18:00

Pamela McCarthy – Revista The New Yorker (Estados Unidos)

Editora-adjunta da revista The New Yorker e coordenadora da equipe que projetou a publicação para o formato digital. Foi editora da Esquire e da Vanity Fair e conduziu a reestruturação editorial das duas revistas trazendo novos escritores e fotógrafos. (Saiba mais aqui)

Mediação: Daniela Pinheiro (repórter da revista piauí) e Paulo Roberto Pires (editor da revista Serrote)

Dia 16/11 – Domingo

10:00

Evan Ratliff – Atavist (Estados Unidos)

Fundador e editor do Atavist, um site que possibilita aos usuários criarem sua própria publicação digital, incluindo texto, vídeo, foto e áudio e adaptá-la para computador, celular ou tablet. Criado em 2011, o Atavist atraiu investimentos de nomes expressivos do Google, Netscape, PayPal e Facebook e fez projetos em parcerias com empreendimentos como o TED, a Dow Jones e The Paris Review. Ratliff é jornalista, colaborador da New Yorker, National Geographic e Wired. (Saiba mais aqui)

Mediação: Bruno Torturra* (cofundador da Mídia Ninja, atualmente dirige o estúdio Fluxo, uma central de jornalismo online em São Paulo) e Sérgio Dávila (editor-executivo da Folha de S.Paulo).

14:00

Carlos Dada – El Faro (El Salvador)

Fundador e diretor do El Faro, o primeiro jornal digital latinoamericano, criado em 1998 em El Salvador. Com baixo orçamento, o site é referência em jornalismo independente e de qualidade. Em 2011, Dada ganhou o Prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade Columbia, por reportagens sobre a América Latina e o Caribe. (Saiba mais aqui)

Mediação: Claudia Antunes (editora da revista piauí) e João Gabriel de Lima (redator-chefe da revista Época)

16:00

Stephen Engelberg ProPublica (Estados Unidos)

Editor-chefe e fundador do maior site do mundo de jornalismo investigativo, o ProPublica, com sede em Nova York. Foi editor e repórter do New York Times por dezoito anos e fundou a unidade investigativa do jornal. O ProPublica foi o primeiro veículo digital a ganhar um Pulitzer, o maior prêmio de jornalismo do mundo. (Saiba mais aqui)

Mediação: João Moreira Salles (editor da revista piauí) e Ricardo Gandour (diretor de conteúdo do Grupo Estado)

18:00

Nikil Saval – n+1 (Estados Unidos)

Editor da revista de ensaios e cultura n+1. Publicou em 2014 um livro sobre a história dos cubículos em que a maior parte do mundo trabalha, intitulado Cubed: A Secret History of the Workplace. O livro analisa as razões pelas quais os locais de trabalho são do jeito que são e como poderiam ser melhores. (Saiba mais aqui)

Mediação: Fernando de Barros e Silva (diretor de redação da revista piauí) e Flávio Pinheiro (superintendente executivo do Instituto Moreira Salles)

Almoço da Cozinha piauí

Sábado

12:00

A fonte fala: o que o entrevistado tem a dizer sobre o que escrevem a respeito dele

João Moreira Salles conversa com Fernando Henrique Cardoso 

Durante a conversa, será servido um almoço da cozinha piauí.

Domingo

12:00

A fonte fala: o que o entrevistado tem a dizer sobre o que escrevem a respeito dele

Daniela Pinheiro conversa com Antonio Carlos de Almeida Castro, o advogado Kakay

Durante a conversa, será servido um almoço da cozinha piauí.

OBS: Esta programação está sujeita a alteração sem aviso prévio.

* Houve uma inversão nos nomes dos mediadores de duas mesas do Festival Piauí: Bruno Torturra trocou de lugar com Bernardo Esteves. Caso tenha alguma dúvida, mande um email para festivalpiaui@revistapiaui.com.br

Leia Também

Últimas Mais Lidas

Daniela Pinheiro entrevista Pamela McCarthy

Em outubro, a jornalista Daniela Pinheiro, curadora do Festival piauí de jornalismo, visitou a redação da revista The New Yorker. A editora-adjunta Pamela McCarthy, que virá ao festival, apresentou a revista e conversou sobre o futuro do jornalismo.

O n+1 e o digital

O Nieman Lab, laboratório de jornalismo da Universidade Harvard, publicou em setembro uma matéria sobre como o n+1 tem se adaptado ao digital. Até há pouco tempo, os editores da revista de ensaio e cultura faziam questão de manter os textos exclusivos para o impresso. Agora, dez anos após a criação da revista, eles começaram a permitir o acesso de parte do conteúdo na internet para os assinantes, atraindo cerca de 180 000 visitas por mês. Um novo layout e uma presença mais ativa nas redes sociais também foram aprovados para este ano.

Gonzalo Frasca e o newsgame

O uruguaio Gonzalo Frasca é inventor dos primeiros newsgames, mistura de jornalismo com videogames. Desde o início dos 2000, seu blog Ludology.org tem sido fonte paras pesquisas acadêmicas sobre comunicação digital.

Local definido

O Festival Piauí acontecerá no Colégio Dante Alighieri, em frente ao parque Trianon, de acesso fácil por metrô e ônibus.

O native advertising do New York Times

Há dois meses, o artigo Women inmates foi publicado no site do New York Times. A reportagem, um retrato da população carcerária feminina nos Estados Unidos, incluía vídeos, fotos, estatísticas e rolagem interativa. Patrocinada pelo Netflix, a matéria foi bolada para divulgar o lançamento da segunda temporada de Orange is the New Black, uma série sobre prisões femininas. Pela qualidade do texto e o uso de recursos sofisticados, a iniciativa foi considerada um salto no native advertising.

Mais textos