ILUSTRAÇÃO: PAULA CARDOSO
Projeto Comprova vai desmistificar boatos nas eleições
Grupo de 24 veículos brasileiros, entre eles a piauí, fará checagem para combater notícias falsas na campanha
Um grupo de jornalistas de 24 veículos brasileiros vai desmistificar boatos e notícias falsas durante a campanha eleitoral deste ano. A piauí faz parte do projeto colaborativo, chamado Comprova, que será lançado nesta quinta-feira no Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A partir de 6 de agosto e até o fim do pleito, os veículos parceiros vão detectar e verificar rumores nas redes sociais, site e conteúdo que circula no WhatsApp.
Pioneira no Brasil, a coalizão foi idealizada pelo Projeto Information Disorder e pela First Draft International, do Centro Shorenstein para Mídia, Política e Políticas Públicas, da Universidade de Harvard. A iniciativa brasileira segue o exemplo de outros projetos internacionais, como o CrossCheck, também criado pela First Draft, que fez checagem de notícias falsas nas eleições francesas em 2017.
“O volume de conteúdo problemático circulando no Brasil é grande demais para que um único veículo lide com ele, e não faz sentido que diferentes redações dupliquem esforços para investigar os mesmos casos de conteúdo problemático”, disse Claire Wardle, diretora do First Draft. “Ao treinar redações e unir esforços, acreditamos que um projeto como este possa ter impacto duradouro no Brasil.”
A coalizão checará apenas rumores que digam respeito à eleição presidencial. Para que nenhum desmentido dê fôlego a boatos com menor relevância, só será feita checagem quando este alcançar repercussão nas redes. O Comprova publicará as checagens apenas após a aprovação de pelo menos três veículos do grupo. Os relatos estarão no site do Comprova, no Facebook, Twitter e no canal de YouTube do projeto. Cada redação poderá compartilhá-los em seus canais. “O desafio do combate à desinformação exige uma ação coordenada”, disse Daniel Bramatti, presidente da Abraji e coordenador do Comprova. “Nunca tantos veículos concorrentes se uniram em um projeto colaborativo como este, e a Abraji se orgulha de fazer parte desta iniciativa.”
Além da piauí, vão participar da coalizão a AFP, Band (emissoras de tevê e rádios do grupo), UOL, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, Zero Hora, Gazeta do Povo, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S. Paulo, O Povo, Poder360, SBT e Veja. O Google News Initiative e o Facebook Journalism Project ajudam a financiar o projeto e oferecem treinamento e apoio técnico. Os parceiros institucionais da iniciativa são Associação Nacional de Jornais (ANJ), RBMDF Associados, Escritório da Universidade de Harvard no Brasil, Projor, Torabit, Ideal H+K Strategies e Twitter.
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