Dona do Próprio Nariz
A piauí é uma revista mensal criada em 2006 com o objetivo de contar histórias – apuradas com tempo largo, escritas com zelo e destinadas a quem gosta de ler.
Hoje, além da revista impressa, a piauí se ramifica em outras plataformas, como um site e o podcast semanal Foro de Teresina, que trata de temas políticos.
A ideia de fruição – na apuração, na escrita e na leitura – está no DNA da piauí e, desde outubro de 2021, ganhou a garantia da perenidade.
Desde então, o fundador da revista, o documentarista João Moreira Salles, deixou a função de publisher e financiador – e a revista passou a operar com recursos de um fundo patrimonial doado ao Instituto Artigo 220. A entidade, uma associação civil sem fins lucrativos, financia parte substancial dos custos anuais da piauí – o que garante a existência do título pelos próximos anos, pelas próximas décadas. (O restante das despesas é bancado por receitas próprias da revista, auferidas com assinaturas, vendas em bancas, anúncios e eventos.)
Nesse modelo de gestão, o diretor de redação da piauí, André Petry, responde exclusivamente a um Conselho Editorial, composto por sete membros. Por isso, além da perenidade, a piauí ganhou autonomia radical.
A revista não tem dono ou acionista majoritário, nem depende essencialmente de um anunciante, razão pela qual um de nossos bordões é “piauí, dona do próprio nariz”.
Nosso compromisso é com os leitores. Ninguém mais.
conheça o conselho editorial
Jornalista, trabalhou nos principais veículos da imprensa brasileira e participou da criação da revista Veja e da piauí, na qual foi editora. Ganhou o Prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade Columbia. É colunista de O Globo e publicou O instante certo
Documentarista, é fundador da piauí. Dirigiu No Intenso Agora, Santiago, Entreatos, Notícias de uma Guerra Particular e Nelson Freire. É autor de Arrabalde: Em Busca da Amazônia (Companhia das Letras)
Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na Fundação Getulio Vargas e colunista da Folha de S.Paulo. Integra o Conselho Editorial do Instituto Artigo 220, entidade que apoia a piauí
(siga @thiamparo no Twitter)
Jornalista, é editora de diversidade da Folha de S.Paulo e foi ombudsman da Folha de 2019 a 2021.
Foi correspondente do New York Times no Brasil entre 2011 e 2017, e na Venezuela entre 2006 e 2011. Atualmente, mora no Novo México e escreve sobre o Oeste dos Estados Unidos para o NYT.
Engenheiro, é sócio fundador da Lanx Capital e da Cambuhy Investimentos. Integra os conselhos de administração do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), da Alpargatas S.A., da Eneva S.A., da Votorantim S.A. e do Fundo Patrimonial Amigos da Poli.
Jornalista, é apresentadora do programa Papo de Política da GloboNews e comentarista da rádio CBN.