A Revista
Podcasts
  • Todos os podcasts
  • Foro de Teresina
  • Sequestro da Amarelinha
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Praia dos Ossos
  • Praia dos Ossos (bônus)
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
Igualdades
Dossiê piauí
  • Má Alimentação à Brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Perfil
  • Cartas de Glasgow
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado
  • Implant Files
  • Eleições 2018
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
Herald Vídeos Lupa
Faça seu login
Assine
  • A Revista
  • Podcasts
    • Todos os podcasts
    • Foro de Teresina
    • Sequestro da Amarelinha
    • A Terra é redonda (mesmo)
    • Maria vai com as outras
    • Luz no fim da quarentena
    • Praia dos Ossos
    • Praia dos Ossos (bônus)
    • Retrato narrado
    • TOQVNQENPSSC
  • Igualdades
  • Dossiê piauí
    • Má Alimentação à Brasileira
    • Pandora Papers
    • Arrabalde
    • Perfil
    • Cartas de Glasgow
    • Open Lux
    • Luanda Leaks
    • Debate piauí
    • Retrato Narrado
    • Implant Files
    • Eleições 2018
    • Anais das redes
    • Minhas casas, minha vida
    • Diz aí, mestre
    • Aqui mando eu
  • Herald
  • Vídeos
  • Lupa
  • Faça seu login

=igualdades

Sem internet nem aprendizagem

Luigi Mazza e Renata Buono | 09ago2021_10h03

A+ A- A

Ao menos dez estados começam a retomar as aulas presenciais, após dezesseis meses de escolas fechadas na pandemia. O Ministério da Educação não fez, até hoje, um levantamento nacional sobre o impacto do isolamento no aprendizado das crianças e adolescentes. O que se sabe é que, no universo de 47 milhões de estudantes matriculados no ensino básico, os mais pobres e os que vivem em cidades com pouca infraestrutura foram os mais prejudicados. Antes da pandemia, ao menos 4,3 milhões de estudantes não tinham acesso à internet, e, durante o ano letivo de 2020, apenas 6,6% das escolas públicas forneceram internet em domicílio para os alunos. Um terço dos colégios da rede pública não teve qualquer tipo de aula à distância – fosse ao vivo, gravada, pela internet, pelo rádio ou pela televisão. E mesmo a reabertura das escolas tem sido marcada por desigualdades: entre os alunos de maior renda, 38% estudam em colégios que voltaram a ter aulas presenciais, enquanto no grupo dos alunos mais pobres a proporção é de apenas 16%. O =igualdades mostra as desigualdades no acesso ao ensino no Brasil e como tudo se agravou na pandemia.

No final de 2019, ao menos 4,3 milhões de estudantes brasileiros não tinham acesso à internet. O dado considera apenas alunos com 10 anos de idade ou mais. Nesse caso, os 4,3 milhões equivalem a cerca de 12% do número total de estudantes dessa idade. A grande maioria deles – 4,1 milhões – estavam matriculados na rede pública.

No ano letivo de 2020, apenas 6,6% das escolas públicas forneceram internet gratuita ou subsidiada aos alunos que estavam em ensino remoto. O dado foi obtido pelo Inep a partir de um questionário enviado a todas as 179 mil escolas da rede básica no Brasil, das quais 168 mil (94%) responderam. Na rede municipal, que concentra metade dos estudantes, apenas 2% das escolas forneceram internet para os alunos. Na rede estadual, foram 21% das escolas, enquanto na federal, a menor de todas as redes, foram 82,5%.

Em 2020, apenas 64,7% das escolas da rede municipal – que concentra a maior parte das escolas e dos estudantes brasileiros – contavam com internet em suas dependências. Nas escolas particulares que atendem ao ensino fundamental, a proporção era de 97,6%. Na rede estadual, 92,1% das escolas tinham internet; na rede federal, todas tinham.

No Distrito Federal, 42% das escolas públicas ofereceram internet gratuita ou subsidiada para os alunos durante o ano letivo de 2020. É uma proporção seis vezes maior que a média nacional, de 6,6%. Rondônia foi o estado que menos garantiu internet para os alunos em isolamento: apenas 0,5% das escolas públicas de lá ofereceram o serviço.

No ano letivo de 2020, apenas 64% das escolas públicas no Brasil disponibilizaram aulas ao vivo ou gravadas para seus alunos, fosse por meio da internet, do rádio ou da televisão. Em alguns estados, a proporção foi ainda menor: no Amazonas e no Pará, só 33% das escolas públicas ofereceram esse serviço. Entre as escolas particulares, no Brasil todo, o cenário foi outro: 88% delas promoveram aulas à distância durante a pandemia.

Até julho, a retomada das aulas presenciais se deu sobretudo nas escolas particulares frequentadas por alunos de maior renda. Uma pesquisa Datafolha encomendada pela Fundação Lemann, pelo Itaú Social e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra que, entre os alunos matriculados nas escolas de nível 4, 5 e 6 na tabela de Indicadores de Nível Socioeconômico (INSE) do Inep, 36% já tinham a opção de assistir a aulas presenciais. Entre os estudantes de escolas de nível 1, 2 e 3 do INSE, apenas 16% tinham essa opção. Os diferentes indicadores do INSE são calculados com base na renda das famílias vinculadas a cada escola, assim como nos seus bens e poder aquisitivo. Quanto mais alto o indicador, maior o nível socioeconômico da escola.

Até o dia 5 de agosto, já haviam sido vacinados ao menos 3,2 milhões de trabalhadores da educação básica, um dos grupos prioritários no plano nacional de imunização. Desse total, apenas 671 mil tinham completado o ciclo vacinal – ou tomando duas doses, ou tomando uma vacina de dose única. Os outros 2,6 milhões ainda aguardavam pela segunda dose da vacina que haviam tomado.

Fontes: Pnad Contínua (IBGE); pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil” (Inep); Censo da Educação Básica 2020; Pesquisa Datafolha encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Ministério da Saúde.

Luigi Mazza (siga @LuigiMazzza no Twitter)

Repórter da piauí

Renata Buono (siga @revistapiaui no Twitter)

É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno

ÚLTIMOS IGUALDADES
Um eleitorado mais jovem e mais diverso

Um eleitorado mais jovem e mais diverso

O milagre da multiplicação de consultas

O milagre da multiplicação de consultas

Um Brasil meio Suécia, meio Serra Leoa

Um Brasil meio Suécia, meio Serra Leoa

Tem lugar na janelinha

Tem lugar na janelinha

O sobe e desce da pobreza

O sobe e desce da pobreza

Por conta própria na pandemia

Por conta própria na pandemia

Na Amazônia, ar irrespirável

Na Amazônia, ar irrespirável

A farra das emendas e a hora da conta

A farra das emendas e a hora da conta

A matemática da chacina

A matemática da chacina

Na estrada, sem cinto nem capacete

Na estrada, sem cinto nem capacete

Comida mais cara e menos farta

Comida mais cara e menos farta

O galope da gasolina

O galope da gasolina

A luta por um rim

A luta por um rim

Dinheiro público pelo ralo da escola

Dinheiro público pelo ralo da escola

Os pets que vieram com a pandemia

Os pets que vieram com a pandemia

Um Maracanã de comida no lixo

Um Maracanã de comida no lixo

Pescando lixo

Pescando lixo

Em eficiência energética, tamanho não é documento

Em eficiência energética, tamanho não é documento

Bolso vazio como nunca

Bolso vazio como nunca

Menos crianças na escola

Menos crianças na escola

Um país de endividados

Um país de endividados

Uma polícia ainda mais violenta

Uma polícia ainda mais violenta

De braços cruzados

De braços cruzados

Mais longe da escola

Mais longe da escola

O Brasil dos refugiados

O Brasil dos refugiados

Diplomas que fazem falta

Diplomas que fazem falta

Na rua, na chuva, na sarjeta

Na rua, na chuva, na sarjeta

As canetadas desiguais do Orçamento

As canetadas desiguais do Orçamento

O êxodo brasileiro

O êxodo brasileiro

Os vacinados e os preteridos

Os vacinados e os preteridos

TODOS OS IGUALDADES
VÍDEOS IGUALDADES
A radicalização da Jovem Pan: uma análise visual

A radicalização da Jovem Pan: uma análise visual

Região campeã de eleitores idosos, o Sudeste tem eleitorado acima de 60 anos maior que o eleitorado total do Centro-Oeste e do Norte

Região campeã de eleitores idosos, o Sudeste tem eleitorado acima de 60 anos maior que o eleitorado total do Centro-Oeste e do Norte

Total de brasileiros cadastrados para votar do exterior aumentou 39% em relação a 2018

Total de brasileiros cadastrados para votar do exterior aumentou 39% em relação a 2018

TODOS OS vídeos
  • NA REVISTA
  • Edição do Mês
  • Esquinas
  • Cartuns
  • RÁDIO PIAUÍ
  • Foro de Teresina
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Praia dos Ossos
  • Praia dos Ossos (bônus)
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
  • ESPECIAIS
  • má alimentação à brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Igualdades
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado – Extras
  • Implant Files
  • Eleições 2018
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
  • HERALD
  • QUESTÕES CINEMATOGRÁFICAS
  • EVENTOS
  • AGÊNCIA LUPA
  • EXPEDIENTE
  • QUEM FAZ
  • MANUAL DE REDAÇÃO
  • In English
    En Español
  • Login
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • Assine
Siga-nos

WhatsApp: [11] 3061 2122
SAC: [11] 3584 9200
Renovação: 0800 775 2112
Segunda a sexta, 9h às 17h30

© REVISTA piauí 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Desenvolvido por OKN Group