Desde que assumiu a vice-presidência, Hamilton Mourão tem sido mais amigo dos microfones do que o presidente Jair Bolsonaro. De janeiro a março, o vice concedeu 24 entrevistas para veículos de comunicação, segundo os registros de sua agenda oficial publicados no site do Palácio do Planalto. Foram três a mais do que as do presidente. Até 31 de março, Bolsonaro havia respondido 21 vezes aos jornalistas, mas apenas dezessete dessas entrevistas estão publicadas no site do Planalto. Outras quatro foram encontradas nos sites dos veículos, segundo levantamento feito pela piauí.
O site do Planalto tem páginas específicas para as entrevistas de Bolsonaro, publicadas em formato de áudio e/ou transcritas. No entanto, não há qualquer registro das entrevistas de Mourão. Quando o internauta segue o caminho indicado para ter acesso às entrevistas do vice, o site pede login e senha. Isso não acontece com outras entrevistas. O site ainda dá acesso, por exemplo, às entrevistas de Michel Temer durante o período no qual ele era vice-presidente de Dilma Rousseff.
Segundo a assessoria de imprensa da vice-presidência, não há acesso público ao material porque a página direcionada para divulgação não está sendo utilizada pelo governo. Mourão também costuma falar em entrevistas coletivas, com a participação de vários jornalistas, mas elas também não estão contabilizadas no site.
Desde a campanha, e por motivos distintos, as entrevistas de Mourão têm provocado reações de Bolsonaro e de seu núcleo mais próximo. “Falei pra ele ficar quieto porque afinal de contas está atrapalhando. O vice geralmente não apita nada, mas atrapalha muito”, disse Bolsonaro em setembro do ano passado em entrevista à Rede Bandeirantes, rebatendo as críticas feitas pelo vice ao 13º salário.
Mourão tenta se apresentar como uma voz “moderada” num governo marcado por extremismos. Tem sido abertamente criticado por Olavo de Carvalho, polemista que se transformou num dos gurus do bolsonarismo. Em tweet recente, publicado no dia 6 março, Carvalho se referiu a Mourão como “inimigo do presidente e de seus eleitores”.
A diferença no número de entrevistas também é indício da relação distinta que Bolsonaro e seu vice têm com a mídia. Enquanto o vice ameniza o discurso, Bolsonaro ataca abertamente a imprensa – já se referiu à Globo como inimiga, e disse que a Folha é a fonte de todo o mal da imprensa, o que motivou críticas da ANJ (Associação Nacional de Jornais) ao presidente. Bolsonaro foge de entrevistas e tem nas redes sociais a plataforma favorita para divulgar assuntos do seu governo. No dia 7 de março, anunciou a retomada das lives – vídeos semanais ao vivo, veiculados em sua página no Facebook, realizados em massa durante o período de campanha. Nelas, o presidente, cercado por ministros e aliados do governo, fala sobre assuntos que considera de maior importância na semana.
De acordo com o levantamento feito pela piauí, entre as entrevistas de Bolsonaro há catorze coletivas, ou seja, aquelas nas quais jornalistas de mais de um veículo fazem perguntas. As sete exclusivas se dividem entre três veículos nacionais, algumas concedidas mais de uma vez, e duas internacionais, com entrevistas realizadas nas visitas aos Estados Unidos e ao Chile.
Mourão, no mesmo período, falou para 24 veículos, sendo catorze brasileiros e dez de países como Espanha, Catar, Estados Unidos e França. Mesmo na TV NBR, emissora estatal, a presença do vice é mais frequente: há dez vídeos com entrevistas de Mourão e cinco de Bolsonaro até o mês de março.
O vice também tem aproveitado as viagens de Bolsonaro ao exterior para se reunir com políticos, investidores e representantes do setor privado. No último dia 26, foi a estrela de um encontro que reuniu 600 empresários, além de diretores da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), que não esconderam críticas a Bolsonaro.