A banda Os Carbonos era especialista em covers perfeitos de sucessos internacionais; em 1980, gravaram pela Continental um LP com músicas da novela Água Viva e surpreenderam os executivos da concorrente Som Livre, da Globo FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Carbonos do pop
Falsos gringos e indústria cover no lado B da canção brasileira
André Barcinski | Edição 94, Julho 2014
Em uma manhã de novembro de 1975, Guto Graça Mello, um jovem de 27 anos, recebeu um telefonema na sede da gravadora Som Livre, da qual era diretor: “Guto? Preciso falar com você, urgente! Larga o que estiver fazendo aí e vem pra cá agora!” A ordem era de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, todo-poderoso da Globo.
Boni precisava resolver um problema sério: não aprovara a trilha sonora que um produtor havia feito para a novela Pecado Capital, que estava prestes a estrear, e tinha quatro dias para preparar uma nova. Guto disse que a única maneira de conseguir isso em tão pouco tempo seria fazer uma coleta nas gravadoras e escolher as melhores músicas de cada uma. Boni concordou, mas fez uma exigência: o tema de abertura teria de ser inédito. Guto pediu socorro a Paulinho da Viola: “Fui à casa do Paulinho e ele compôs Pecado Capital (“Dinheiro na mão é vendaval…”) ali, na minha frente, em menos de duas horas. Foi uma coisa assombrosa.”
Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz
ASSINELeia Mais