Das olimpíadas, da invasão e de favelas
Autores escrevem sobre esporte, guerra e urbanismo
| Edição 21, Junho 2008
Ralph Steadman [A brincadeira acabou], ilustrador, cartunista e escritor britânico, é autor do livro de memórias The Joke’s Over, publicado na Inglaterra pela Harcourt, que serviu de base para esse diário. Tradução de Rubens Figueiredo.
Luiz Maklouf Carvalho [O modelo Vitória] é jornalista de piauí, autor de Já Vi Esse Filme, da Geração Editorial.
Ermínia Maricato [O nó da terra] é professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Autora de Brasil, Cidades: Alternativas para a Crise Urbana, da editora Vozes.
Dorrit Harazim [Rotina de 15 mil braçadas], editora de piauí, dirigiu os documentários da série Travessias.
Heitor Ferraz Mello [A poesia envenenada] é poeta, autor de Coisas Imediatas (1996–2004), da editora 7Letras.
Samantha Power [Um milhão de flashes], jornalista americana, é professora na Universidade Harvard e colunista de política internacional da revista Time. A reportagem é um trecho do livro O Homem que Queria Salvar o Mundo: uma Biografia de Sérgio Vieira de Mello, que será publicado pela Companhia das Letras. Tradução de Ivo Korytowski.
Francisco António de Sampaio [No tempo em que os bichos falavam], português autodidata em medicina e auto-intitulado geógrafo, viveu no Brasil no século XVIII. Não se sabe a data de seu nascimento e morte. Seus desenhos sobre a fauna e a flora nacionais estarão no livro Eu Observo e Descrevo, que será lançado pela editora Dantes, na coleção O Gabinete de Curiosidades de Domenico Vandelli.
Consuelo Dieguez [Eletrochoque] é jornalista de piauí.
Rodrigo Naves [Um homem como outro qualquer], crítico de artes plásticas e escritor, publicou O Filantropo e O Vento e o Moinho, ambos pela Companhia das Letras.
Anônimo [Porco] é uma escritora brasileira (ou será um escritor?) que topou publicar na piauí um conto à maneira de Clarice Lispector. O primeiro leitor a acertar sua identidade ganhará uma assinatura anual da revista.
Marcel Gotlib [O patinho feio] é escritor e cartunista francês, editor da revista Fluide Glacial. Tradução de Dorothée de Bruchard.