Os tempos de Orson Welles
Orson Welles é lembrado no século XXI como o diretor daquele que muitos consideram o filme mais importante do século XX, Cidadão Kane, que Welles realizou em 1941, com apenas 26 anos.
Welles também teve um papel importante para o Brasil ao produzir e dirigir o filme inacabado (e nunca exibido em vida do cineasta), Is all true, (É tudo verdade) que o levou a passar vários meses entre nós em 1942.
Uma faceta menos conhecida de Welles é seu talento de desenhista, patente nos dois autorretratos mostrados nesta página, separados por quase 40 anos.
Orson Welles é lembrado no século XXI como o diretor daquele que muitos consideram o filme mais importante do século XX, , que Welles realizou em 1941, com apenas 26 anos.
Welles também teve um papel importante para o Brasil ao produzir e dirigir o filme inacabado (e nunca exibido em vida do cineasta), It´s all true, (É tudo verdade) que o levou a passar vários meses entre nós em 1942.
Uma faceta menos conhecida de Welles é seu talento de desenhista, patente nos dois autorretratos mostrados nesta página, separados por quase 40 anos.
O primeiro, finamente desenhado a caneta, é de 1938, executado na folha de rosto de um programa. Mostra Welles aos 23 anos, num papel que desempenhou em sua própria produção do Mercador de Veneza de Shakespeare.
O segundo autorretrato, do final dos anos 1970, mostra o cineasta de barba e já muito gordo, depois dos 60 anos, e foi executado com caneta Pilot, cujo uso prevaleceu a partir da segunda metade do século XX .
Os desenhos de Welles, assim como de seus colegas diretores de cinema Serguei Eisenstein e Federico Fellini, são de extraordinária qualidade e já foram objeto de muitos estudos e de algumas antologias.
São mostrados ocasionalmente em exposições e museus, mas não fazem parte da maioria das coleções de arte, que só se preocupam em reunir artistas profissionais e não bissextos.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí