Partido Novo é o que menos tem mulheres, proporcionalmente
O Novo é, proporcionalmente, o partido com o menor número de mulheres entre seus filiados. De cada 100 filiados, só 21 são mulheres. Atualmente, 33,4 mil homens e apenas 8,7 mil mulheres fazem parte do Novo. Mesmo o segundo partido com menor participação de mulheres, o PSL, tem uma proporção significativamente maior: a cada 100 filiados, há 35 mulheres.
No Brasil, as mulheres são a maioria da população: a cada 100 pessoas, 52 são mulheres e 48 são homens. Nos partidos, elas são minoria. Apenas duas legendas têm mais mulheres filiadas do que homens. No Republicanos, as mulheres representam 50,5% dos filiados. Já o Partido da Mulher Brasileira (PMB) é o que mais tem mulheres: a cada 100 filiados, 55 são mulheres.
Nas eleições, os partidos precisam ter, pelo menos, 30% de candidaturas femininas. E, para serem candidatas, as mulheres precisam estar filiadas ao partido. Ou seja, o número de mulheres dentro do partido é importante para definir os rumos das candidaturas femininas. Além disso, 30% da verba do Fundo Eleitoral deve ser destinada para essas candidaturas.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Editor do site da piauí
Repórter freelancer, trabalhou na Agência Lupa e é especializado em jornalismo de dados e fact-checking
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí