minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

No Nordeste, PT disputa mais que o triplo de prefeituras que o PSL

Luigi Mazza, Plínio Lopes e Renata Buono | 06 out 2020_10h10
A+ A- A

Apesar da recente turnê do presidente Jair Bolsonaro pelos estados do Nordeste, o PSL – seu ex-partido, que ainda hoje abriga a maior fração dos bolsonaristas – continua tendo presença tímida na região. Nas eleições deste ano, o PSL  disputa prefeituras de 125 cidades dos nove estados nordestinos. O PT, que hoje tem no Nordeste seu principal reduto eleitoral, concorre em 425 cidades – mais que o triplo do que o PSL.

Nenhuma região é tão disputada pelos petistas quanto o Nordeste. Somando candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, o partido tem 11,1 mil filiados disputando as eleições na região. Com isso, os estados nordestinos concentram um terço de todos as candidaturas do PT. O PSL, por sua vez, tem 4,1 mil candidatos na região, o que corresponde a apenas um quinto de todas as candidaturas do partido.

Em 2018, o PT elegeu apenas quatro governadores. Os quatro no Nordeste, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Piauí. Em certa medida, isso confinou o partido na região, e os dados da eleição deste ano refletem esse movimento. O PT intensificou sua presença no Nordeste. Na eleição municipal de 2016, a cada 20 candidatos do PT, 5 eram de estados do Nordeste. Na eleição de 2020, a cada 20 candidatos, 7 são do Nordeste.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí