minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Amazônia concentra quase metade dos incêndios do Brasil

Camille Lichotti, Lianne Ceará e Renata Buono | 14 out 2020_10h02
A+ A- A

Quase metade dos incêndios observados no país são na Amazônia. Neste ano, o mais rico bioma brasileiro já teve 62.311 km² de sua área queimada até setembro e é responsável por quase metade dos incêndios do país, concentrando 45,7% dos focos de calor. A cada 100 incêndios no país inteiro, 45 ocorrem na região. Frente ao cenário de devastação, somente em agosto, foram registrados 29.307 focos de incêndios no bioma e um total de 20.679km² de área queimada, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Nove estados brasileiros estão na Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e parte do Maranhão. Este ano, o Amazonas, berço do bioma, registrou níveis recorde de focos de calor desde que o INPE começou a catalogar os dados, em 1998. O recorde anterior havia sido em 2005, com 13.896 focos de incêndio durante todo o ano. Já nos primeiros dez meses de 2020, o estado contabilizou 15.785, superando o número anterior.

Em agosto, mês marcado por ser um dos mais secos e quando os índices de queimadas são mais altos, o Ministério do Meio Ambiente chegou a anunciar, em nota, que as operações de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia seriam totalmente suspensas. “Essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma grande mentira”, disse o presidente Jair Bolsonaro no mesmo mês.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí