Na área de maior escolaridade do país, Novo foi o partido que teve mais votos para vereador
A escolaridade é um fator que influencia os votos dos eleitores no Legislativo. No bairro de Moema, em São Paulo, colégio eleitoral com maior nível de escolaridade no país – onde 57% têm ensino superior completo, de acordo com o Censo de 2010 -, 19% dos votos válidos foram no Novo. Seguido por PSDB com 10%, PSOL com 9% e PSD com 8%. A vereadora mais votada – e eleita – do Novo foi Janaina Lima, que recebeu 30.915 votos.
Já na parte rural do município de Breves (PA), onde 97% dos moradores não têm ensino superior completo, 17% dos eleitores votaram no MDB, 14% no Republicanos, 12% no PSB e 9% no PL. Ou seja, na área de maior escolaridade, Novo foi o partido que teve mais votos para vereador; já na de menor escolaridade, MDB se saiu melhor.
*Nota metodológica: é levado em conta como parâmetro de escolaridade os habitantes que têm nível superior completo.
Fonte: Pindograma a partir de dados do TSE e IBGE
Repórter da piauí
Jornalista e autora de Memórias Interrompidas: testemunhos do sertão que virou mar. Foi estagiária de jornalismo na piauí e também já contribuiu com Universa Uol, G1 Ceará e Diário do Nordeste.
É fundador do Pindograma, site de jornalismo de dados, e estudante de história na Universidade de Columbia, em Nova York
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí